National Day in Singapore and Hungry Ghost Festival



9 de Agosto de 2012, dia em que Cingapura celebrou 47 anos de independência da Malásia. Aqui em Cinga houve muitas festas, fogos de artificio, a cidade cheia de bandeiras por todos os HDBs (são apartamentos do governo). 


Infelizmente na semana de celebração, eu fiquei muito doente, um resfriado muito forte, com direito a uma mega febre e não participei de nada e nem pude ir trabalhar... mas, graças a Deus e aos bons cuidados das minhas amigas melhorei e estou 100%.... Mas não poderia de deixar de postar um acontecimento tão grande em Cingapura ... este post é para contar um pouco da História de Cingapura e também sobre um Festival Chinês que acontece anualmente.



Aqui foi uma semana antes da festa, em Cingapura, eles ensaiaram a festa e os fogos durante todo o mês que antecedeu o dia 9 de agosto... Aqui são alguns aviões sobrevoando a ilha com a bandeira nacional. 



Aqui como os edifícios ficam nesta época, as bandeiras podem ser compradas no próprio edifício por SGD2. 

História da Independência


O dia 09 de agosto é uma data significativa, pois em 1965, Cingapura separou-se da Malásia e tornou-se um país totalmente independente. Antes disso, em 27 de maio de 1961, o primeiro-ministro malaio Tunku Abdul Rahman fez uma proposta de fusão entre Cingapura, Malásia e outras colônias britânicas como Brunei, Sabah e Sarawak para formar a Malásia por motivos políticos e econômicos. No entanto, devido as diferenças políticas que mais tarde levou a dois motins raciais em Cingapura, em 1964, bem como incompatibilidade econômica, em 7 de agosto de 1965, os líderes da Malásia e Cingapura assinaram o acordo de separação. Cingapura comemorou seu primeiro Dia Nacional em 9 de agosto de 1966. O principal evento do dia foi a parada do Dia Nacional, envolvendo 23.000 homens, mulheres e crianças. 



Bandeira Nacional de Cingapura

A bandeira foi projetada por uma comissão, chefiada pelo Toh Chin Chye (Dr). O hino nacional, Majulah Cingapura, a Pluma do Estado e a bandeira nacional foram constituídos em 3 de dezembro de 1959, durante a Semana Nacional de Fidelidade. A bandeira substituiu a Union Jack, que já havia voado sobre Cingapura.  A bandeira é composta de duas seções horizontais iguais, vermelho acima e branco abaixo. No canto superior esquerdo há uma lua crescente branca ao lado de cinco estrelas colocadas em círculo. O vermelho simboliza a fraternidade universal e igualdade do homem. O branco significa pureza penetrante e eterna virtude. A lua crescente representa uma nação jovem em ascensão, iluminada por cinco ideais simbolizados pelas cinco estrelas. As cinco estrelas representam os ideais de Cingapura - a democracia, a paz, o progresso, a igualdade e a justiça.



Este ano para celebrar o Dia Nacional de Cingapura e combater a taxa de natalidade em declínio da ilha, a Mentos divulgou um vídeo de rap lento incitando os moradores da cidade-estado para fazer o seu "dever cívico" e fazer bebês. A lógica aqui: Cingapura já comemora o dia com desfiles e esplendor, então ao invés de ver os fogos de artifício, devem fazer bebês. A música traz alguns comentários singulares de Cingapura, e quem só vive aqui ou aqui um dia já esteve, irá compreender e se divertir. Acesse o link:




Agora mudando um pouquinho de assunto, vamos falar sobre Hungry Ghost Festival


Fotos by google images, não consegui tirar nenhuma foto durante o ritual. Em todos os HDBs era possível ver os chineses fazendo o ritual com oferendas e queimando as coisas.

O Festival dos Fantasmas Famintos é um festival chinês. Na décima quinta noite do sétimo mês do calendário lunar, os chineses acreditam que os portões do inferno são abertos permitindo que os espíritos vaguem entre os vivos. Ao olhar dos otimistas isso é uma oportunidade para se reunir com falecidos entes queridos e preparar oferendas de comida e “queimar dinheiro” e bens para apaziguar os espíritos e para se certificar que eles estão bem cuidados. Oferendas de alimentos também são deixados nas ruas e fora das casas para espíritos sem-teto e para impedi-los de entrar em suas casas. Em tempos mais modernos, mesmo falsos dispositivos eletrônicos, como iPads são queimados como presentes para os espíritos. Mas nem todos os espíritos são tão amigáveis. Como somos incapazes de vê-los com nossos próprios olhos, uma grande lista de tabus está ligado ao festival. 

Regras:

- Evite nadar depois de escurecer porque os espíritos afogados podem arrastá-lo.
- Permanecer em casa à noite para evitar os encontros indesejáveis na rua.
- Não vire a cabeça para olhar se você ouvir alguém chamando seu nome. Se você precisar, vire o corpo inteiro.
- Não vestir cores claras. 
- Não iniciar novos negócios, casar ou mudar para um apartamento novo durante o festival.


No final do festival, acontecem as sessões de oração e de queima de ofertas. Efígies de Taai Si Wong, o “policial do inferno”, são queimadas para enviar os espíritos de volta.


Apesar disso, o Festival dos Fantasmas Famintos é também uma oportunidade para experimentar os aspectos mais originais da cultura chinesa. Durante o festival, poderá assistir a apresentações noturnas de getai, que são realizadas em palcos improvisados nos bairros para entreter os espíritos. Getai, que significa literalmente "cantando no palco" em mandarim, composto por artistas vestidos com trajes elaborados, cantando Hokkien popular e músicas em cantonês. Apresentações de ópera chinesa chamadas “Wayang” também são realizadas. Estas performances animadas fazem parte do folclore chinês e consistem em patrimônio rico e colorido que vão desde o simbolismo das roupas que eles vestem até o significado dos gestos. Esteja avisado, porém, se você optar por assistir a uma destas apresentações, não se sente na primeira fileira de cadeiras vazias. Elas estão reservadas para os hóspedes mais sobrenaturais. 

Texto traduzido diretamente do site: https://apps.facebook.com/comesingapore/

Postagens mais visitadas deste blog

Janeiro 2013 - O ano começou com muitas mudanças

Grécia : do Egeu ao Adriático

um pouco do Myanmar....