É como eles dizem .... It's More Fun in the Philippines .....

E finalmente fui visitar as Filipinas!!! 

Depois de conhecer tantos filipinos, morar e trabalhar com filipinos maravilhosos, decidi conhecer as Filipinas, primeiro uma parada rápida em Manila para pegar o avião para Palawan, com destino à ilha de Puerto Princesa onde fica localizado um Patrimônio Mundial da Natureza - UNESCO e depois retornado para Manila, onde fiquei hospedada na casa da familia de uma amiga! 

E tenho que concordar com a expressão:  It's More Fun in the Philippines, é muito interessante, sempre que converso com um filipino perguntando de algo ou compartilhando algo, eles comentam, - Ah nas Filipinas também temos isso ou aquilo, e é muito melhor ou mais divertido!!! Essa é uma expressão nacional.... se quiser saber um pouquinho mais sobre este país mega amigavel, visite o link: http://itsmorefuninthephilippines.com/

República das Filipinas, um arquipélago gigantesco, com 7107  ilhas, sendo que 7 delas aparecem apenas durante a maré baixa.. incrivel não é mesmo!

Diferentemente da maioria dos demais países da Ásia, Filipinas é um país maioritariamente cristão. O clima é quente, húmido e tropical. As Filipinas fazem parte do tratado internacional chamado APEC (Asia-Pacific Economic Cooperation), um bloco econômico que tem por objetivo transformar o Pacífico numa área de livre comércio e que engloba economias asiáticas, americanas e da Oceania.


Chegando em Manila, amigos do Brey, foram nos buscar no aeroporto e nos levaram para jantar em um restaurante tipicamente filipino, onde também conheci sua mãe.


 

Mall of Asia, um shopping gigantesco localizado em Makati, região central de Manila. Fizemos muitas compras lá, os preços são muito bons!!!


e olha o aperitivo que a galera pediu, pimenta enroladinha a moda de rolinho primavera.



E para passar minha primeira noite em Manila, Brey me levou num hotelzinho de bera de estrada hahahaha, hospedagem mais baratinha e do lado do terminal aereo que precisavamos embarcar. Jen e Mona vieram nos encontrar de madruga para irmos pegar o avião para o paraíso.

 

café da manhã no Jolibee, restaurante filipino de fast food mais famoso, e claro que para o café da manhã só podia ter no menu arroz, frango e sopa ahahahhhaa 


      
 

Da uma olhadinha no tamanho do avião, minhas pequenas pernas mal cabiam rsrsrsr... até brincadeiras com direito a premios rolou durante o vôo.

De Cingapura até Manila eu fui de Cebu Pacific Airline, o que não recomendo, a passagem de ida e volta custou um total de SGD200.  Tempo de viagem 3h:30min

E de Manila para Puerto Princesa fomos de Zest Air, a passagem custou SGD45 com taxa inlusa. Ahhh algo muito importante para Palawan só pode levar 10kg de bagagem nada mais!!!! Viagem de uma horinha!!!


Chegada à Puerto Princesa, em Palawan!!! 

Província de Palawan, que está localizado na região ou Região 4 a MIMAROPA. Sua capital é Puerto Princesa City, e é a maior província do país em termos de área total de jurisdição. Situa-se entre o Mar da China Meridional e do Mar Sulu.


Chegada ao Hotel Deep Forest Garden Inn, recomendo o hotel é simples, mas é tudo muito limpo, a piscina é tudo de bom. 

A diária para um quarto double standard saiu por SGD50


Vista da piscina do hotel



Este é o meio de locomoção mais comum por la, o Tricycle, um tipo de tuk-tuk

 

E para o almoço comida local, beef noodles soup e halo halo para sobremesa.



Encontramos amigos do Brey no aeroporto a caminho de Palawan, e eles nos convidaram para fazer o city tour com eles, Pagamos SGD38 para passar a tarde toda andando de van pela cidade visitando algumas atrações turisticas locais


Puerto Princesa é uma cidade japonesa localizada na província ocidental da ilha de Palawan, embora seja sede provincial do governo de Palawan, a própria cidade é uma das 38 cidades independentes dentro das Filipinas não controlada pela província em que está geograficamente localizada. 

 

Visitamos uma fazenda de crocodilos



 

Esse é um parque onde se pode andar a cavalo



A padaria mais famosa da região


hahaha tentando trabalhar com o tear, mega dificil isso hein.. não tenho cordenação motora o suficiente para trabalhos manuais!


lembrando os tempos de criança... 

 

 

Estreando a câmera nova, a prova d'agua... adorei!!!!! 

  

Provei todas as opções de cervejas locais possiveis!!!!!


A caminho do Underground River


Tamilok, Wood Worm - Este é um prato tipico da região, é um tipo de verme que dá em madeira. 

 

  

A experiência de provar o Tamilok não foi nada agradavél, mas é a comida mais exótica que já comi até o momento!


Visual do local onde precisamos esperar para pegar o barco que nos leva até onde fica localizado o Underground River

 

o lugar é belissimo 


Chegamos no parque onde esta localizado o patrimônio natual da Unesco, o Underground River, que é considerado um dos maiores rios subterrâneos do mundo.


O tour custou quase SGD50 por pessoa, o que inclui a permissão de visita, que precisa ser obtida com antecedência, pois há um limite de visitação diária.

 


O local foi declarado um Património Natural Mundial da UNESCO em 04 de dezembro de 1999 por duas razões:

1) O local tem um ecossistema de montanha do mar o que é esteticamente importante e raro. Possui uma caverna cárstica de calcário que pode ser acessada através da navegação do rio subterrâneo de 8,2 quilômetros, dentro da caverna.Na caverna, é possível encontrar estalactites incríveis, estalagmites, e grandes câmaras.Embora a sua entrada seja uma paisagem de montanha, o rio subterrâneo de Puerto Princesa deságua no Mar da China Meridional.

2) O local contém habitats naturais importantes que são essenciais para a sobrevivência de muitas espécies de animais, incluindo aqueles que estão ameaçados a partir do ponto de vista da conservação e são de valor excepcional do ponto de vista da ciência. As florestas são chamadas de praia floresta, floresta sobre solos calcários, pântano de água doce, várzea sempre-viva, floresta tropical, manguezal, floresta de montana, mata ciliar, e solo ultramáficos. São cerca de 800 espécies de plantas, 165 espécies de aves, 30 espécies de mamíferos, 19 espécies de répteis, e nove espécies de morcegos.



Este é o guia que nos levou no passeio dentro da caverna, muito bem humorado, nos contou muitas histórias e lendas!

 

 

Dentro da caverna


Não me canso de admirar este lugar lindo


Mais bagunça na piscina do hotel


E hora de sair para jantar e depois aproveitar um pouco a noite


 

Essa foi a baladinha que fomos, mas a galera por lá não é de dançar não, fica todo mundo sentado nas mesinhas tomando uma cerveja e ouvindo a banda



E para o último dia na ilha, fizemos o tour de de Honda Bay, que geralmente custa em torno de SGD 40 por pessoa, mas os amigos da Jen nos levaram de carro até o pier e compramos o tour individual e acabamos gastando metade do valor. No pier você escolhe o tipo de passeio que quer fazer, diving, snorkeling, island hopping, mergulho com tuburações, e por ai vai.


Nós fizemos island hopping, escolhemos 5 ilhas. 

 

 

Praias paradisiacas, de agua cristalina, de uma paisagem magnifica, e vazia!!! 

 



No barquinho

 

Toda vez que olha para estas fotos, tenho vontade de voltar imediatamente. 
Ahh mas não se esqueça de verificar a melhor época do ano para ir, pois lá tem muitas tempestades, tufão, na temporada de chuvas, que se não me engano começa em julho e vai até novembro.


Um geladinho de coco-verde para refrescar


Este é o nosso barquinho


Curtindo a praia


Enquanto eu me deliciando com o sol, para pegar um bronze, as filipinas se cobrindo o máximo possivel para não se queimar haahahahahh


Lugar maravilhoso


E esta na hora de fazer snorkeling pela primeira vez


Depois de meia hora, entrei na água, tadinho do tiozinho que ficou nadando e me carregando por todo o trajeto ahahahahah. Para quem ainda não sabe, eu não sei nadar, e tenho pânico de água (principalmente oceano), então foi um grande desafio


Foi interessante, mas não sei se faria novamente


Eu, a boia e o Brey hahaahah meus fieis companheiros durante todo o trajeto

 

Esta é a maior ilha das que visitamos, e a qual tem infraestrutura de restaurante e tudo o mais, foi onde almoçamos, um peixinho com arroz claro!


  

Como já dizia Tim Maia

... Sempre tem que procurar
Pelo menos vir achar
Razão para viver
Ver na vida algum motivo
Prá sonhar
Ter um sonho todo azul
Azul da cor do mar... 


Eles na sombra

E eu no sol

Não sou uma boa fotógrafa, mas essa foto é a minha favorita... 



Eu e a Mona


 


  

Nosso último jantar em Puerto Princesa, lugar super recomendado, ele fica localizado sob o mar, uma vista maravilhosa do por do sol


E e chegou a hora de voltar para Manila


 

E aqui estamos Manila, capital das Filipinas. A familia da Cel foi me buscar no aeroporto, e me recebeu de braços abertos em sua casa. 


E fomos passear pela cidade, primeira parada Intramuros,  fizemos o tour com um guia de Kalesa. Aqui estou com os pais da Cel e sobrinha linda Sadie



Passeando de Kalesa


Muito legal, é a parte antiga de Manila, totalmente diferente do caos da cidade



Aqui a Universidade onde os Pais da Cel se formaram, olha eles ali na foto ehehehe 



Intramuros é o bairro mais antigo e núcleo histórico de Manila. Conhecida como a cidade murada, a cidade fortificada original Manila foi a sede do governo espanhol durante o período colonial espanhol. A parte murada de Manila foi chamada intramuros, que em latim significa "dentro dos muros"; distritos além dos muros foram referidos como os extramuros de Manila, que significa "fora dos muros". A construção das muralhas foi iniciada pelo governo colonial espanhol no final do século 16 para proteger a cidade de invasões estrangeiras. A cidade murada originalmente localizada ao longo das margens da Baía de Manila, ao sul da entrada do rio Pasig. O Fort Santiago,  guarda a cidadela localizada na foz do rio.


No dia seguinte fomos passar o dia nas montanhas, o Brey juntou-se a nós e fomos almoçar no Sonyas Garden, uma delicia de lugar


Fomos passear em TagayTay 

A cidade de Tagaytay, fica na província de Cavite. Um cenário deslumbrante e clima mais fresco devido à alta altitude. Tagaytay tem vista para o Lago Taal em Batangas e proporciona a vista do vulcão Taal, na ilha no meio do lago, visível a partir de vários pontos de vista da cidade. Tagaytay está relativamente perto da capital de Manila, apenas 55 km de distância.


Todo mundo posando para a foto em TagayTay, Tito, Tita Chit, Sandy, Sadie e Brey


Depois fomos passear no shopping com uma paradinha no Hard Rock Cafe em Makati.


Conhecendo os amigos do Brey

 

E que tal uma baladinha cibernética



Curtindo a noite com os amigos do Brey


Com duas das irmãs da Cel, a Nice e a Teng que quase não vi, pois fui durante a semana e elas estudam e trabalham!!! Mas eu voltarei!!


Postagens mais visitadas deste blog

Janeiro 2013 - O ano começou com muitas mudanças

Grécia : do Egeu ao Adriático

um pouco do Myanmar....