Dicas de verão em Berlim - Alemanha

E hoje nós daremos uma voltinha em Berlim, com dicas super alternativas de como aproveitar o verão em uma cidade tão buscada por viajantes do mundo todo. Ainda não conheço a Alemanha, mas Berlim já esta na minha #bucketlist para 2015!!!! O texto de hoje foi escrito por uma amiga querida e que mora em meu coração, a Paola!!!

Paola - se refrescando com um sorvetinho em um dia de calor em Berlim!

Aos pedidos da Juju, amiga de longa data, cá estou eu para contar um pouco da minha experiência aqui na Alemanha. Sou curitibana, designer, apaixonada por arte, viagens, novas culturas! Me mudei para Berlim há um pouco mais de dois meses e no momento estou estudando alemão.

Como a maior parte de vocês já deve saber, Berlim é uma cidade muito diferente do resto da Alemanha, para começar ela é mais barata, aluguéis, cursos, alimentação, tudo por aqui sai mais em conta. Além disso é possível “respirar arte”, em todo o canto da cidade tem um grafite incrível, uma instalação, é uma cidade super desejada pelos designers, músicos, artistas plásticos etc.Agora algumas dicas não tão conhecidas, mas que podem ser uma ótima ideia para quem vem para Berlim no verão e tem um pouquinho mais de tempo!
  • Passeio ao longo do rio, próximo ao Mueggelsee;
  • Passeio de barco por Berlim, terminando com uma caminhada pelo Schloss Charlottenburg;
  • Karaoke no Mauerpark;
  • Pedalada no Grunewald;

A primeira dica e talvez a mais valiosa é o passeio próximo ao Mueggelsee, a estação mais perto é a Friedrichshagen. Ao longo do lago há um grande parque e dá para aproveitar quando o tempo estiver bom para fazer um passeio (bike é uma ótima ideia), dar um mergulho em um dos lagos e terminar com um jantar no restaurante Spreearche (www.spreearche.de). Como vocês podem ver na imagem abaixo, o restaurante fica no meio do lago e para chegar é preciso apenas acionar um botão na margem e um senhor muito simpático vem com essa balsa para nos buscar, a vista com o por do sol é incrível!

“Balsa” do restaurante

Ofenkartoffeln – batata recheada bastante típica aqui na Alemanha
  
Pôr do sol no meio do Muegelsee, vista do restaurante
Outra dica bacana para o verão aqui em Berlim são os passeios de barco, você pode começar em diversas regiões e em vários horários diferentes (acredito que no inverno eles ficam mais espaçados). O que eu fiz custou cerca de 15 euros, saiu de Treptower Park e durou aproximadamente 3 horas, foi uma tarde super agradável!

Arredores de Berlin - Vista do barco
Arredores de Berlin - Vista do barco com a TV Tower no fundo
Arredores de Berlin - Vista do barco

O passeio terminou no Schloss Charlottenburg (Castelo Charlottenburg). A arquitetura do castelo é bem interessante, mas o jardim ao redor é a parte mais bonita do passeio. É possível entrar e visitar a parte interna do castelo ou apenas apreciar a natureza. Junto com o jardim há uma grande área onde as pessoas fazem exercícios, andam de bike, fazem jogging, yoga e tudo mais!

Em vários pontos da cidade é possível alugar bikes, geralmente você fica o dia todo - 24 horas com ela e o aluguel sai em média 10 euros, a cidade é bastante amigável para bicicletas, então acho uma ótima ideia no verão!

Schloss Charlottenburg

Uma outra dica super legal é o karaokê no Mauer Park, é um parque bem badalado aqui em Berlim, no verão fica super cheio e os espaços super “concorridos”, repletos de gente jovem. As pessoas curtem um som, já que diversos músicos vão tocar lá nos finais de semana, além de aproveitarem o karaokê e o bazar que acontecem apenas no domingo. O Karaokê rola em dias de sol durante o verão, pois ele é completamente aberto e geralmente inicia às 15h e vai até aproximadamente às 20h e ele é organizado há vários anos por um irlandês que se mudou para Berlim. Qualquer pessoa pode cantar, é super internacional, gente do mundo todo vai até o palco e solta a voz! Conheça um pouco mais sobre o projeto Bearpit Karaoke

Karaoke no Mauer Park
Por último, mas não menos importante, uma super dicaGrunewald! Para chegar até essa floresta é preciso ir até uma das estações mais próximas, Wannsee ou Grunewald e é permitido levar a bicicleta nos trens. Nosso passeio durou um pouco mais de uma tarde, a vista é linda, da para fazer picnic e aproveitar a natureza além do acesso ser fácil. Na região, tem também a Strandbad Wansee uma das “praias” mais famosas no verão aqui em Berlim, à beira do lago. Abaixo algumas fotos =)

 


Uma última dica para passeios é o freetour alternativo, é uma ótima ideia para visitar lugares mais desconhecidos aqui em Berlim e desbravar os grafites.




Para terminar o post, duas fotos que para mim retratam bastante Berlim, a primeira é um espaço para bikes em uma das estações de trem. E a segunda uma foto tirada em um bazar aberto aqui na cidade, Berlin style ;)

 





Postagens mais visitadas deste blog

Janeiro 2013 - O ano começou com muitas mudanças

Grécia : do Egeu ao Adriático

um pouco do Myanmar....