Hospedagem em troca de trabalho

Mais um texto meu publicado no blog Brasileiras Pelo Mundo, confira o texto abaixo ou no link


Brasil – Hospedagem em troca de trabalho

Muitos de nós sonham em viajar o mundo, mas sabemos que isso pode custar muito dinheiro. Felizmente há opções que facilitam este processo. Tenho alguns amigos que viajam ou já viajaram mundo afora trocando trabalho por hospedagem, refeições e etc. Hoje essa modalidade de viagem tornou-se muito comum e cada vez mais viajantes trocam hospedagem e alimentação por trabalho voluntário, seja como recepcionista ou camareira, no preparo de refeições ou limpeza, ou até mesmo com ajuda administrativa e marketing.  Há diversos sites onde você pode se cadastrar e buscar por opções de trabalho em diversos lugares do globo.
2
Foto arquivo pessoal Andira - Big Ben em Londres
Os mais conhecidos e utilizados são:
Workaway - É um site criado para promover a troca entre viajantes de baixo orçamento que estão em busca de ajuda com uma série de atividades variadas e interessantes. A filosofia deles é: " poucas horas de trabalho honesto por dia em troca de comida e alojamento e uma oportunidade de aprender sobre o estilo de vida local e da comunidade, com simpáticos anfitriões em situações e ambientes variados".
Worldpackers -  É uma ferramenta que possibilita viajantes encontrarem hospedagem de graça em diversas partes do mundo em troca de trabalho voluntário em hostels. O slogan deles é: “Travel experiences money can’t buy” (Experiências de viagem que o dinheiro não pode comprar).
World Wide Opportunities on Organic Farms - WWOOF - Programa para os interessados em vida no campo e produção orgânica, permite aos participantes participarem dos projetos da rede mundial, presente em vários países. Os participantes têm a chance de aprender sobre cultivo orgânico e biodinâmico de alimentos em atividades que incluem preparar a terra, plantar sementes, cuidar dos animais da fazenda, ordenhar vacas, entre outros.
6
Foto arquivo pessoal Andira - Hostel Saint James - Londres
Eu particularmente sempre quis ter este tipo de aventura/experiência e ela está em minha bucketlist mas enquanto isso não acontece, pedi a uma amiga para compartilhar conosco sua experiência com o Worldpackers.
Então vamos conhecer um pouquinho da experiência da Andira:
"Decidi vender todas as minhas coisas (carro, casa, roupas, móveis, etc) e viajar o mundo. Terminei um relacionamento longo e pedi demissão do meu emprego que consumia mais de 12 horas do meu dia. Decidi ir viver a vida enquanto é tempo! Fui para o Reino Unido em junho de 2014. Envolvi-me no projeto do Worldpackers e, além de ser uma voluntária em um hostel em Londres, também auxiliava a própria start-up com consultoria em social media. Em Londres, fiquei cerca de 2 meses. Depois viajei para o Marrocos e lá vivi por 3 meses. Em seguida, fui para a Espanha, Portugal, Itália e a partir daí foram mais 10 países na lista.  Eu ensinava a equipe do hostel a trabalhar com social media e também criava layouts como graphic designer. Continuo viajando e não tenho previsão de voltar para o Brasil. Não estou mais em uma viagem e já abracei a estrada como meu estilo de vida mesmo. Não vale ser impulsivo nessa hora. É preciso se planejar, juntar dinheiro e pensar nos perrengues inimagináveis que poderão surgir e que você terá que enfrentar sem ninguém para te aconselhar, te dar colo ou passar a mão na sua cabeça. No entanto, os benefícios são maravilhosos e você nunca se sentirá tão livre quanto quando você estiver viajando. Eu não me considero uma pessoa de sorte, mas eu também não acredito no destino ou no acaso. Eu fui precoce, estudei bastante, trabalhei bastante e tive a segurança amorosa, profissional e financeira que quase ninguém alcança aos 25 anos. No entanto, eu decidi jogar tudo isso para trás para ser feliz e estou sendo muito feliz mesmo. Às vezes, uma única escolha vira sua vida ao avesso e você descobre que esse é o seu lado favorito!"
1
Foto arquivo pessoal Andira

Eu não vejo a hora de cair no mundo novamente! Imagina que incrível poder trabalhar com pessoas que viajam o mundo e ao mesmo tempo viajar trabalhando! Trabalhei em hostel (albergue) no Brasil depois que voltei de um longo período morando no exterior e posso dizer que foi um dos trabalhos que mais me fizeram feliz e que foi de grande ajuda durante minha readaptação ao país! E aí, curtiu a ideia? Você pode acompanhar a experiência da Andira em seu blog Sexo, Viagens & Rock n'Roll .
Uma coisa importante a lembrar aos aventureiros de plantão: os custos com passagens aéreas e traslados para chegar até o seu destino, assim como vistos, vacinas e outras exigências para entrar nos países são totalmente por sua conta. Além disso, é fundamental ter conhecimentos de inglês para se candidatar às vagas, e alguns dos projetos cobram uma taxa simbólica de inscrição.

3
Foto arquivo pessoal Andira - London Eye - Londres
Você já trocou trabalho por hospedagem? Compartilhe conosco sua experiência nos comentários!

Postagens mais visitadas deste blog

Janeiro 2013 - O ano começou com muitas mudanças

Grécia : do Egeu ao Adriático

um pouco do Myanmar....