Foz do Iguaçu - Itaipu Binacional

Todas as vezes que visitei Foz do Iguaçu, eu visitei Itaipu Binacional, a maior hidrelétrica do mundo. Inaugurada em 1982, conta com uma estrutura gigantesca. Uma estrutura de imponência inimaginável. Não é a toa que é considerada a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta.



São 20 unidades geradoras de energia em atividade no Rio Paraná e a geração de energia pode chegar a 100 bilhões de quilowatts-hora. Um número absurdamente grande. Um dado curioso, em 2004, a usina já havia gerado energia para abastecer o mundo inteiro por 36 dias. 



A Itaipu Binacional é comandada por dois países: Brasil e Paraguai através do Tratado de Itaipu. O trecho indicado por brasileiros e paraguaios no Rio Paraná, com grande potencial elétrico, conhecido como Itaipu, que, em tupi, quer dizer "a pedra que canta" é a localização da barragem.

Todos podem visitar a hidrelétrica. Há várias opções de tours. A visita panorâmica, a que sempre fiz, todas as vezes que estive por lá, é realizada em ônibus aberto com guia que conta a história da construção e funcionamento da hidrelétrica. Em alguns locais pré-determinados pode-se descer para tirar fotos. 



Há uma opção mais completa, além da visita pela área externa, permite também uma visita pela área interna da usina. A visita que espero fazer em uma próxima oportunidade de viagem a Foz do Iguaçu é o tour a noite, onde acontece um show de luzes com direito a trilha sonora. Pode-se também visitar o refúgio biológico, local de preservação da tríplice fronteira. E também o Ecomuseu que conta toda a história da hidrelétrica. Tem a opção de visitar o polo astronômico também, reunindo em um único local planetário, observatório e plataforma de observações a olho nu. E que tal fazer um test drive em um carro elétrico, na usina você pode. E agora também há um novo passeio, realizado em um belíssimo Kattamarã, podendo-se apreciar a beleza do lago de Itaipu e curtir um lindo pôr do sol. Cada passeio tem um valor e horário diferente, consulte o site oficial para maiores informações. É possível também visitar a usina pelo lado paraguaio. 



Esse é o ônibus da visita panorâmica e ao fundo temos um lindo painel do artista Poty Lazzarotto. 


Uma visita que realmente vale a pena, uma estrutura incrível e tão importante para o Brasil. Importante saber que Itaipu é uma geradora de energia e não uma distribuidora de energia. 


Serviço:
End. Avenida Tancredo Neves, 6731 - Jardim Itaipu.
Aberto diariamente das 9h as 18h
Ingresso: valores diferentes para cada opção de tour escolhido.


Postagens mais visitadas deste blog

Janeiro 2013 - O ano começou com muitas mudanças

Grécia : do Egeu ao Adriático

um pouco do Myanmar....