Bandung - Ilha de Java - Indonesia ..... que aventura

Nosso Mapa da Cidade de Bandung

1° Dia

Dois meses atrás eu e a Anna estávamos buscando por algum destino para viajar em outubro, foi quando optamos por ir para Bandung, pois o preço da passagem aérea estava convidativo e os horários dos voos estavam de acordo com a nossa disponibilidade. Anna convidou a Regina uma amiga que mora em Jacarta para ir conosco. Duas semanas antes da viagem, decidimos que não efetuaríamos reserva em hotéis, pois queríamos que esta viaje fosse uma aventura. A viagem aconteceu em pleno feriado mulçumano. Eu e Anna saímos de Cingapura na sexta feira pela manha com destino ao aeroporto, e desde ai nossa aventura começa hehhehehe ..... Ao chegarmos para fazer check in na Air Asia, a atendente desconhecia o visto que Anna possui no passaporte, pois eh um visto de trabalho, e foram uns 20 minutos esperando sem nenhuma informação, quando vem o gerente e diz que o visto não e valido, e dai vai a Anna explicar que e um visto de trabalho e que possui validade de 1 ano, brasileiros tem a opção de visto na chegada que custa USD25 (as notas precisam ter sido emitidas apos 2006), bem depois de resolvido o problema, seguimos para a imigração, eu rapidamente passei, e a Anna que estava em outra fila  acabou tendo a ma sorte de haver a troca de turno, ou seja a fila ficou parada, então ela optou por trocar de fila, e adivinha o que aconteceu, troca de turno .... depois de uns 15 minutos na fila esperando conseguimos ir tomar cafe da manha, e quando vimos já estava na ultima chamada de embarque, e ao passar pelo raio x no portão de embarque, foi minha vez de ficar parada, acabei colocando na mochila frascos de shampoo e etc com maior quantidade permitida. Ual finalmente embarcamos.....

O voo de Cingapura para Bandung tem duração de 3 horas, lembrando que a Indonésia tem -1 hora de diferença. O custo da passagem de ida e volta com todas as taxas inclusas pela Air Asia ficou em SGD261

Bandung,  é a capital da província de Java Ocidental, na Indonésia, a terceira maior cidade do país,  com uma população de 2,4 milhões em 2010. Localizado 768 metros (2.520 pés) acima do nível do mar, a cerca de 140 km a sudeste de Jacarta, Bandung tem clima de monção tropical úmido. Devido à sua altitude, o clima em Bandung é mais frio do que a maioria das cidades da Indonésia e pode ser classificado como úmido, a temperatura média é de 23,6  A estação chuvosa está de acordo com outras regiões da Indonésia, em torno de novembro a abril.  . A cidade fica em uma bacia cercada por montanhas vulcânicas. Esta topografia fornece um sistema de defesa bem natural, que foi a principal razão para o plano do governo holandês East Indies para mudar a capital da colônia Batavia (atual Jacarta) para Bandung.

Como todo o pais, é possível ver na cidade, muita sujeira, lixo pelas ruas, muita gente pedindo esmola e dormindo pelas ruas, muita pobreza, o transito é caótico, muito trafico, leis de transito não são respeitadas. Mas em um grande contrate há muita riqueza também na cidade, carros e motos novos, construções belíssimas.

E aventura continua, ao chegarmos no aeroporto, ficamos quase duas horas esperando para passar pela imigração, pois 3 aviões chegaram ao mesmo tempo, e haviam apenas 2 atendentes para verificação dos passaportes, finalmente chegamos em Bandung. Ahh um pequeno detalhe que não comentei, na cidade não se fala inglês, apenas o idioma local Bahasa. Eu falo apenas algumas palavras, a Anna fala algumas palavras mais do que eu... então digamos que a comunicação não foi das mais fáceis, mas foi interessante. Não encontramos nenhum balcão de informações no aeroporto, havia apenas uma pequena agencia de viagem, nos dirigimos a ela, haviam 3 atendentes, 1 que falava inglês e não sabia nada e 2 que tinham as informações mas não falavam inglês, depois de 30 minutos conseguimos o valor para os tours e um numero para ligar e reservar. Decidimos então pegar um taxi para nos levar ao centro da cidades no posto de informações turísticas. Fomos até o ponto de taxi, e o chefe de taxistas que falava inglês suficiente deu a instrução de onde queríamos ir ao motorista e o mesmo nos levou. Mas ele nos deixou em um edifício de um banco e como não falava e não entendia inglês não conseguíamos nos entender hahaah eu a Anna então nos sentamos e fomos dar uma olhada nos papeis que eu havia impresso para levar com opções de hotéis e pontos turísticos, decidimos caminhar algumas quadras para ver se encontrávamos o ponto de informações ou algum hotel, e depois de 20 minutos caminhando decidimos pegar um taxi, pedimos ao taxista para nos levar ate o único hostel da cidade.

Chegando ao hostel, o rapaz que nos atendeu foi muito simpático e falava um ótimo inglês, nos forneceu uma copia do mapa da cidade e explicou ao motorista para nos levar para ver se encontrávamos algum hotel com disponibilidade pois ele não tinha vaga mais, afinal era um feriado longo e a cidade estava lotada. Após umas duas horas "passeando" pela cidade, ahh o Yadi, motorista do taxi falava apenas algumas palavras em inglês mas foi muito gentil conosco. Então quando finalmente ele vira a esquerda bruscamente em um estacionamento em uma rua nada convidativa e começa a subir a rampa, eu já estava com o coração na Mao, quando ele para em frente de um hotel (esse ai da foto), e finalmente conseguimos um quarto para passar a noite. Pegamos o numero de telefone do Yadi pois nós o contratamos como motorista pelo fim de semana, pois nos cobrou pelo fim de semana o valor que a agencia queria nos cobrar por dia.  Quando saímos do hotel e chegamos na rua eu e a Anna nos demos conta que o hotel estava localizado na rua atrás do prédio do banco onde o taxista nos deixou.

Apos falarmos com a Regina, que chegaria na sexta feira a noite, nos instalamos no hotel, eu e Anna decidimos sair para almoçar afinal já eram quase 2 da tarde. A Regina é Cingapuriana mas seus pais são do Nepal e mora em Jakarta há alguns meses, e fala Bahasa muito bem, e foi nossa salvação hehehehehe ela entrou em contato com o Yadi por telefone e combinou tudo com ele, pagaríamos 700 mil rupias por cada dia por um período de 12 horas (das 9 da manha as 9 da noite), sábado e no domingo. Eu e Anna então com o mapa na Mao, saímos para caminhar pela cidade. A Anna foi quem ficou responsável pelo mapa e localização,  eu como fotografa e analise de transito (avisar o melhor momento para atravessar a rua sem correr muito risco de vida), e a Regina nossa tradura hehehehe ...

Eu e Anna optamos por ir ate a Pizza Hut para comer, afinal sem falar Bahasa com certeza não seria difícil pedir uma pizza... e o restaurante acabou virando nosso ponto de referencia, pois esta localizado em uma das principais intersecções da cidade. Após almoçar fomos desbravar a cidade, e escolhíamos o caminho de acordo com a beleza da rua, as principais escolhas eram de acordo com a arborização das ruas. E sem querer acabamos encontrando uma Guest House e que seria nossa hospedagem para o dia seguinte. Um lugar muito mais acolhedor e simpático que o hotel que ficaríamos aquela noite. Obs. não havia vaga para a sexta feira, por isso não trocamos de hospedagem.

Em 1880, a primeira estrada de ferro principal entre Batávia e Bandung foi construída. Primeira vez na Asia que vejo uma estrada de ferro como no Brasil

Uall e finalmente encontramos uma rua com restaurante, cafés, lojas, e decidimos parar para tomar um drink. Optamos por um bar latino, e tomamos uma sangria (que estava horrível). Então fizemos nosso roteiro para o fim de semana, e o que faríamos ainda ate a Regina chegar. Como já era fim de tarde, optamos por caminhar mais um pouco. Encontramos um restaurante legal, e decidimos que tomaríamos cafe da manha ali na manha seguinte.

Ao caminhar pela cidade foi possível encontrar muitos edifícios bonitos, antigos e coloridos.

Bandung foi colonizada por holandeses, e gradualmente desenvolveu-se em uma cidade resort para os proprietários da plantações. Hotéis de luxo, restaurantes, cafés e boutiques europeias foram abertas, portanto, a cidade foi apelidada de van Parijs Java (holandês: "A Paris de Java").

Apos caminhar horas decidimos que estava na hora de um café e paramos no shopping Indah Plaza que encontramos no caminho. E nada melhor que Starbucks. Nesse shopping comprei uma blusa de Batik linda por 325 mil rupias apenas. Levei 15 minutos para escolher a blusa e 45 para conseguir pagar, o serviço de atendimento ao cliente e muito ruim apesar de serem prestativos. Eram três pessoas para embrulhar uma blusa e passar o cartão na maquina e no final acabei tendo que pagar em dinheiro.

Apesar de ser um pais de religião islâmica, há muitas igrejas na cidade. Na foto podemos ver a Catedral, sede da Diocese Católica Romana de Bandung.

A Grande Mesquita de Bandung foi construída em 1925, e foi renovada e remodelada várias vezes, a última restauração foi concluída em 13 de janeiro de 2006.

Ahh lembra do ponto de informações turísticas, então ele fica ao lado da mesquita, quase em frente ao prédio do banco onde o taxista nos deixou, mas só ficamos sabendo disso muito depois, quando passamos em frente com outro taxi.

Edifício do Banco da Indonésia, gigantesco e uma linda estrutura arquitetônica

E enfim depois de um longo dia de caminhada pela cidade, decidimos quer merecíamos uma massagem relaxante, fomos então em busca de um grande hotel com spa, e depois de visitar alguns optamos pelo Grand Royal Preanger, a massagem nos custou 220 mil rupias para cada uma.  Depois da massagem saímos em direção a estação de trem para buscar a Regina, já era noite, o transito estava ainda mais caótico, iniciamos nossa caminhada pelas ruas, mas após muito caminhar e sempre optar pelas ruas não tão desertas ou escuras, não chegávamos nunca ao destino que parecia tão próximo no mapa. Encontramos um casal em uma moto e decidimos perguntar a direção para a estação, a menina não falava inglês, o namorado falava um pouco e tentaram nos ajudar, seguimos então na direção que nos disseram, apos uns 300 metros eles nos pararam, a menina tentava dizer que nos deveríamos pegar um transporte e nos dizíamos que não precisava e que íamos andando, até que ela parou uma van e me segurou no braço e disse, go go go hehehe e eu e Anna entramos no Angkot. (Angkutan Kota significa transporte pela cidade) e quando chegamos a estação de trem, depois de uns 20 minutos nos demos conta o quanto estávamos longe, o casal de motoqueiros foram nossos anjinhos.

Finalmente o trio se reuniu e da estação de trem, pegamos um taxi e fomos direto jantar, escolhemos um restaurante que eu e Anna passamos durante nossa caminhada pela cidade, chamado PostWeg. Comida local estava uma delicia e nos custou 247 mil rupias. E de la fomos caminhando ate o hotel. Nós acabamos tendo que ficar com dois quartos, em um dormiu a Anna e a Regina e no outro eu, a noite o hotel tinha um ar meio estranho e para ajudar no piso de baixo tinha uma boate.. Mas apos um dia cansativo queria apenas tomar um banho, deitar e dormir, infelizmente não havia água quente no hotel, então rolou um banho gelado mesmo ehheeh.. ao menos a cama era confortável e foi possível dormir ótimas 5 horinhas. Afinal o sábado seria um longo dia.

2° Dia

Depois de fazermos o check out do hotel, combinamos com o taxista para ele nos buscar as 9h da manhã no restaurante onde tomaríamos café da manhã. O restaurante chamado Origin House & Kitchen, vende produtos naturais, utensílios criativos para a casa e possui uma deliciosa culinária ocidental.

Caminho até o topo da montanha do vulcão

Depois do café, pegamos estrada rumo a região norte. Primeira parada seria o Observatório Bosscha http://bosscha.itb.ac.id/) localizado na região de Lembang, mas devido ao feriado estava fechado. Seguimos então para o Tangkuban Perahu. A parte norte da cidade é mais montanhosa do que o resto, a  forma plana pico do vulcão Tangkuban Perahu  (Tangkuban Perahu literalmente significa "barco de cabeça para baixo") pode ser visto a partir da cidade para o norte, é um vulcão ativo. Longo prazo a atividade vulcânica criou solo fértil Andisol no norte, adequado para plantações intensivas de arroz, frutas, chá, tabaco e café. No sul e no leste, solos aluviais depositados pelo rio Cikapundung.

Kawah Ratu ou Rainha das Crateras do Vulcão Tangkuban Perah

A montanha é enorme, e subimos de carro ate a cratera, quando já estávamos chegando no topo, chovia muitooo, mas muitooo mesmo. Ficamos no carro um pouco e quando a chuva amenizou um pouquinho saímos e tiramos algumas poucas fotos embaixo do guarda-chuva e voltamos correndo para o carro.

"Diz a lenda que "Dayang Sumbi", uma beleza que viveu no oeste de Java, rejeitou o seu filho "Sangkuriang" por desobediência, e em sua tristeza foi concedido o poder da eterna juventude dos deuses. Depois de muitos anos no exílio, Sangkuriang decidiu voltar para sua casa, os dois já tinham esquecido um do outro e não conseguiram reconhecer-se. Sangkuriang se apaixonou por Dayang Sumbi e planejava se casar com ela, só que Dayang Sumbi reconheceu a sua marca de nascença. A fim de impedir o casamento de acontecer, Dayang Sumbi pediu Sangkuriang para construir uma barragem no rio Citarum e construir um grande barco para atravessar o rio, antes do nascer do sol. Sangkuriang convocou criaturas míticas para auxiliar nas tarefas. Dayang Sumbi viu que as tarefas estavam quase a terminar e apelou ao seus trabalhadores para que espalhassem panos de seda vermelha em todo leste da cidade, para dar a impressão que o nascer do sol estava iminente. Sangkuriang foi enganado, e acreditando que havia falhado, chutou a represa e o barco inacabado, resultando em enchentes e na criação de Tangkuban Perahu apartir do casco do barco."

Entrou em erupção pela primeira vez em 1959, pode-se caminhar ou andar pela borda da cratera para ver as nascentes de água quente e lama em ebulição de perto, e a última erupção ocorreu em 1983. Mas um mês antes de irmos para Bandung ocorreram uma série de tremores que sacudiu a montanha, enquanto os gases venenosos saiam da cratera. A visitação foi proibida, e reaberta semanas antes de nossa chegada na cidade.

Seguimos então para o próximo destino para as fontes termais - Hot Springs.

Detalhe para a foto, em toda a Indonésia encontramos o meio-fio, pontes e etc sempre pintados em branco e preto que tem por objetivo a proteção.

Cerca de 30 minutos de Tangkuban Perahu, chegamos ao  parque Ciater Hot Spring, que em resumo é um parque com piscinas que são alimentadas por fontes de água mineral quente, que são criadas pelo calor dos vulcões da região, e onde os habitantes locais passam o seu fim de semana atualmente.

Antigamente, devido a paisagem e o frio mais acentuado, cercado por grandes plantações, Bandung tornou-se uma área de estancia européia exclusiva, e fazendeiros ricos e empresários da capital com suas esposas visitavam a cidade no fim de semana. Bandung ainda possui muitos hotéis, resort "luxuosos" daquela época. A maioria destes locais possui Grand ou Royal em seus nomes.

Mesmo já estando há quase 11 meses morando na Asia, não me acostumo a ver as pessoas usando roupas normais ao invés de roupas de banho (biquíni, maio, calção) para entrar na água. Por ser uma cidade em sua maioria, de religião islâmica, não seria diferente, pois eles não mostram o corpo.

Aqui podemos ver uma família inteira almoçando a beira da piscina termal, sentados em tapetes que estão espalhados por todo o local.

Nós tínhamos nossos biquínis na bolsa, mas optamos apenas por caminhar pelo local heheheeh

No caminho encontramos uma "casa mal-assombrada" e as meninas quiseram entrar, eu não sou muito fã, mas fui junto... e claro que gritei o tempo todo hahha pior que uma criança, as meninas se divertiram as minhas custas hhahahhahaah

Por fim, parada para almoço/jantar num restaurante de um resort chamado Sindang Reret. hehehehe nosso prato do dia foi arroz e frango, detalhe para o tamanho do pedaço do frango, demos muita risada quando o garçom trouxe o pedido na mesa. Para beber chá quente de jasmim, e minha bebida favorita na Indonésia, suco de abacate "Juice Alpukat". O abacate e uma fruta em abundancia na região, assim como o morango.

Este e o Maribaya Hot Spring parque, mas estava bem vazio, e devido a chuva, a água estava marrom

Eu, Regina e Anna ... dei muita risada com estas duas ...

Neste parque também encontramos piscinas termais, mas não dava coragem nem de chegar perto

Fim de tarde já, decidimos voltar para Bandung e ir até a areá dos outlets, na área de Cihampelas.
Na foto acima podemos ver as plantações diversas de frutas e verduras.

Após duas horas e meia no transito, chegamos em Cihampelas, caminhamos pelas ruas entramos em algumas lojas. As lojas de fábrica (outlets) em Bandung são os lugares mais populares e visitados pelas mulheres. Há quatro áreas principais em Bandung para outlet que são: Jalan Setiabudi, Jalan Riau, Distrito de Dago e área de Cihampelas. Mas nosso objetivo não era fazer compras, então decidimos ir tomar um cafe.

Enquanto apreciávamos um café na Starbucks, Anna e Regina pareciam duas crianças irritando uma a outra ehehhheeh Decidimos então ir embora ...

..... mas no caminho de volta para encontrar com o motorista, olha o que encontramos hehehe as meninas não curtiram muito a idéia no inicio, mas eu insisti afinal não tínhamos mais nada para fazer, e acabamos ficando quase duas horas nesse brinquedinho ai hehehehehe Depois direto para o hotel.

E este é a Guest House que ficamos o Rumahtawa e nos custou 836 mil rupias por duas noites em um quarto com 2 camas e um colchão. O chuveiro tinha água quente, mas não muita abundancia de água heheehhe mas a estadia foi muito melhor que o hotel anterior, e a localização perfeita.

3° Dia

Saímos do hotel e fomos tomar café da manhã, enquanto esperamos pelo nosso pedido, ficamos observando uma corrida de bicicleta que estava ocorrendo naquele domingo de manhã.

E para iniciar o cafe da manhã, nada melhor que sobremesa

Decidimos iniciar o domingo pelo museu e pedimos ao Yadi para nos buscar lá as 9:30 da manhã e visitar o sul da cidade. Para chegar ao museu podíamos ir caminhando, mas optamos por usar o sistema de transporte "angkot", é o transporte público mais barato, ele para em qualquer lugar, não há um ponto especifico, o sistema é bem confuso, pode-se entrar e sair onde quiser, paga-se diretamente ao motorista, geralmente uma quantia de 2000 rupias por pessoa, dependendo do trajeto pode ficar um pouco mais caro. Para sair basta dizer "kiri" que significa esquerda.

O motorista do angkot nos deixou longinho do nosso destino e fomos caminhando até o museu. Durante a caminhada fui tirando foto de tudo que achava interessante e ou diferente, na foto acima podemos ver o Pedicab, que e um triciclo conhecido como "becak" o motorista fica atrás do banco do passageiro e não percorre longas distancias. Negociar o preço da tarifa antes de sentar no banquinho eheheh

Foto de um ônibus  parado no ponto. Nós acabamos optando por caminhar por Bandung e usar o taxi apenas para ir aos destinos mais distantes de Bandung. O taxi costuma ser cobrado através do medidor de tarifa, mas sempre se certifique antes de iniciar a corrida, alguns veículos podem cobrar uma tarifa minima, a companhia de taxi mais recomendada na Indonésia e a Blue Bird.

Museu Asia-Africa - Mederka Gedung

Em 1955, a Primeira Conferência Ásia-Africana também conhecida como a Conferência de Bandung, foi realizada em Bandung pelo presidente Soekarno, com a presença de Chefes de Estado que representavam 29 países e colônias da Ásia e da África. O local da conferência foi o Merdeka Gedung, o ex-edifício da Sociedade Concórdia. A conferência anunciou 10 pontos da declaração sobre a promoção da paz mundial e oposições contra o colonialismo, conhecida como a Declaração de Bandung, que seguiu a onda de movimentos nacionalistas ao redor do mundo e remapeado as políticas mundiais. A conferência foi também a primeira conferência internacional de pessoas de cor na história da humanidade. Em 2005, a Conferência Ásia-Africana ocorrendo, em parte, também em Bandung, trazendo figuras mundiais, como o presidente da Indonésia, Susilo Yudhoyono B., o presidente da China, Hu Jintao, o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, o presidente da África do Sul Thabo Mbeki, presidente da Nigéria Obasanjo, e inúmeros outros..

Após a independência da Indonésia em 1945, Bandung foi determinada como a capital da província de Java Ocidental. Durante a luta pela independência 1945-1949 contra os holandeses quando queria recuperar suas colônias, Bandung foi um dos lugares mais pesados ​​de batalha. No final da Segunda Guerra Mundial quase 100 tropas holandesas estavam em Java. Antes de restaurar a soberania holandesa, o comandante militar britânico definiu um ultimato para os combatentes da Indonésia em Bandung para deixar a cidade. Em resposta, em 24 de março de 1946, grande parte da zona sul de Bandung foi deliberadamente incendiada pelos combatentes, um evento conhecido como a Lautan Bandung Api ou "Bandung um mar de chamas ".

Regina com a bandeira do Nepal e a Anna com a bandeira do Libano. As meninas ficaram super contentes em ver que suas pátrias fizeram parte de um marco importante da história mundial

Kawah Putih ou Cratera Branca  é uma impressionante cratera vulcânica cerca de 50 km ao sul de Bandung. O vulcão Kawah Putih  é uma das duas crateras que compõem o Monte Patuha. Representa um sistema vulcânico relativamente estável com nenhum registro de atividade significativa desde cerca de 1600.

Estava muita feliz em poder visitar pela primeira vez a parte interna de uma cratera vulcânica

O vulcão é dito ter sido descoberto em 1837 pelo Dr. Franz Wilhelm Junghuhn , um botânico alemão que realizou uma quantidade considerável de pesquisa na Indonésia até sua morte em Lembang, ao norte de Bandung, em 1864. Na época, haviam várias histórias locais sobre a história da região, pois as aves eram relutantes em voar perto da região os moradores da área tendiam a considerar a floresta ao redor do vulcão como estranho e misterioso.

O cheiro de enxofre é forte porque há uma boa quantidade de vapor e gás sulfuroso borbulhante que sai do lago. Há trilhas ao redor do lago e pela floresta nas proximidades, incluindo o pico do Monte Patuha. É possível caminhar ao redor. Mas com 15 minutos no local  nossas narinas, cabeça começam a ficar doloridos e irritados e o sabor de enxofre na boca era horrível, e acabamos deixando o local.

hehehe é possível ver o vapor da água

Kawah putih em Ciwidey, e uma cratera de areia branca  formada pelo vulcão ativo do Monte Patuha. A cratera parece um lago rodeado por montanhas. A água é quente e tem um alto teor de enxofre. O reflexo da luz do sol faz com que a cor da água mude freqüentemente de branco leitoso para branco esverdeado.

Kawah Putih e arredores (onde existem instalações do resort, como águas termais) é um local popular para pessoas de Bandung. Nos fins de semana e feriados, número muito grande de turistas indonésios visita o local, nós três éramos as únicas diferentes. O local é  bem menos conhecido dos turistas internacionais. De acordo com Perhutani equipe no local, até 10.000 pessoas chegam a visitar nos feriados e anualmente recebe um total de 300 mil visitantes.

As meninas ficaram enciumadas por que o tempo todo vinha alguém pedindo para tirar foto comigo... só na Asia heheeh

É um lugar encantador e muito exótico, diferente de tudo que já vi na vida até o momento.

As meninas paradas ao lado de uma visitante trajando roupa muçulmana, que contraste não e mesmo.

Um giro 360° pelo Kawah Putih

Fazendas de morango, Morango é um dos principais produtos agrícolas de Bandung, principalmente na  área de Ciwidey. Nesta região há muitas fazendas de morango, onde você mesmo pode coletar a quantidade que deseja, depois paga por ele e sai comendo. Como fomos na época de chuva, não havia morangos, pois é uma fruta sensível e é danificada facilmente pela chuva. Mas são montanhas e montanhas de morangos.

Plantação de chá, primeira vez que vejo uma. E, depois dos campos de arroz em Bali esta paisagem e uma das minhas favoritas. É possível até sentir o aroma. O Tea Walk, o caminho pelas plantações de chá em Rancabali é incrível, são montanhas e montanhas assim. Na região é possível encontrar parques de águas termais iguais aos do lado norte da ilha, fomos em um chamado Walini.

Fizemos muita bagunça na caminhada pelas plantações de chá

A área fértil das montanhas ao redor  Bandung suporta plantações de chá produtivas. E olha que visual lindo

Lago Patenggang

Um lago natural localizado no meio das plantações de chá de Rancabali,  Na borda do lago há muitos barcos que podem ser alugados para turistas.

Na beira do lago tem um feira de comida e "artesanato". E ai vai uma bananinha frita??

E também há muitas barracas vendendo abacate como esta ai

e outras vendendo muitos artigos fabricados com morango, alem do próprio morango fresco. 2 caixas de morango por apenas 5 mil rupias, de graça praticamente.

Um olhar geral da feirinha, a única parte triste é a quantidade de lixo encontrado em todos os locais, em meio a vegetação, nas ruas, calçadas, por tudo mesmo e por toda a cidade.

Fim de tarde e estávamos famintas... humm que tal um salgadinho tipo baconzitos com sabor morango??? hummm na hora que colocamos na boca, era pura pimentaaaa nossa ... muitooo apimentado.... acabamos com a água que tínhamos e continuamos com fome

Plantações gigantescas de cebolinha verde

Plantações de todo tipo

uma ideia do trafego... detalhe para a moto do lado esquerdo, tem 3 homens nela, e isso e comum por lá.

Resolvemos então voltar para a cidade e conhecer o maior shopping da cidade o Trans Studio Mall, no mesmo complexo ainda tem um parque de diversões e um hotel. Depois de duas horas e meia num trânsito absurdo, com uma chuva inacreditável, quando chegamos ao shopping só pensava em ir ao banheiro..apertadíssima.. afinal não tinha como ir em outro lugar hehhhe depois disso fomos jantar, purê de batata com bife e salada e eu tomei ainda 3 vitaminas de abacate.... depois disso as meninas quiseram ir no spa do hotel fazer massagem e eu fiquei esperando por elas na Starbucks heheheeh e então seguimos para o hotel.

Uauuu longo fim de semana, hora de fazer as contas e ver quanto cada uma deve para a outra, ainda bem o iPhone tem um app show de bola para isso ehheeh ... A viagem foi muito barata, comida barata, hospedagem barata e as entradas nos locais também muito em conta (em media de 15 a 20 mil rupias por pessoa). A Regina pegou o trem de volta para Jacarta as 3 am, eu e a Anna fomos para o aeroporto as 4 am e voltamos para Cingapura!!!

Essa com certeza até agora foi uma das melhores aventuras sem planejamento que fiz até hoje!! Mesmo com muita chuva, sem ter uma comunicação 100%, um transito absurdo... foi divertidíssimo graças às meninas. Anna e Regina Terima Kasih (obrigado em bahasa e tambem em malaio)  pelo feriado maravilhoso.!

Recomendo este destino, mas se não tiver ninguém no grupo que fale Bahasa, sugiro que contratem um guia antes ehheheheehhe e o mais importante, o espírito aventureiro precisa estar presente, pois Bandung apesar de uma cidade com muitas coisas legais para fazer, não possui estrutura turística de nenhum tipo para viajantes internacionais. E souvenir conseguimos achar alguns apenas no aeroporto na hora de ir embora, por que nos pontos turísticos não é fácil achar algo interessante.

Postagens mais visitadas deste blog