Venezuela e Cuba by Maiuly





Apresentando a Mai!! Nos conhecemos há uns 9 anos já em Curitiba, ela estudou com minha irmã Luciana, sempre nos demos muito bem, e claro que o desejo de viajar e conhecer o mundo nos aproximou muito. A Mai, sempre acompanha minhas aventuras e estamos sempre em contato mesmo estando há tantos km's de distância. E quando ela me contou que faria sua primeira viagem sozinha, na hora pedi a ela que escrevesse a aventura para compartilhar aqui no blog.... pois os destinos escolhidos por ela, são inusitados!!!


Viagem Sozinha de Férias pela Venezuela e Cuba

A pedido da minha amiga Juliana (“Jú”) estou escrevendo um post sobre a minha viagem de férias sozinha pelo Caribe com duração de 16 dias. Em resumo passei 8 dias na Venezuela (2 dias em Caracas e 6 dias na Isla Margarita) e 8 dias em Cuba (3 dias em Havana e 5 dias em Varadero).

CARACAS

Escutei muito falar que Caracas era uma cidade perigosa e realmente foi o que me pareceu. No desembarque muitas pessoas me abordavam oferecendo câmbio paralelo e táxis legais e ilegais, esta situação dá um pouco de medo ainda mais quando se está sozinho. Lá eu fiquei em um hostel no centro de Caracas que embora não fosse ligado a nenhuma rede maior, tinha ótimas recomendações no site do HostelWord. 

Lá o dono é um venezuelano muito gente boa que mora com a esposa em uma apartamento de 3 quartos e que fez da sua casa um hostel. A recepção começou com ele me procurando na rua porque o hostel não possuía nenhuma placa. Chegando lá me senti em casa porque ele me deu cerveja liberada por conta da diária, além de oferecer um churrasco para os hospedes e alguns amigos dele que estavam por ali. Além de mim, estavam hospedados no hostel um inglês que iria viajar por um ano pela América Latina-Oceania-Ásia, uma alemã que iria viajar alguns meses pela América Latina e 2 irmãos brasileiros que foram fazer um curso).




Vista da rua em frente ao Hostel, no centro de Caracas



Churrasco com "mocilla" (linguiça feita com sangue)

ISLA MARGARITA



No dia seguinte fui para o aeroporto de manhã cedo para pegar o voo para Isla Margarita (que se localiza no caribe venezuelano). O voo até lá durou 50min e foi tranquilo. O resort que eu reservei ficava na porção norte da ilha e um pouco distante do centro comercial e do aeroporto de Porlamar. O resort possuía uma boa infraestrutura e a grande maioria dos frequentadores eram venezuelanos que iam com a família ou em casal. Me senti um pouco deslocada por ter ido sozinha, o que não me impediu de fazer amigos e me divertir. O resort era muito bom, estava de frente para uma praia bonita e tinha um ônibus disponível que levava para uma praia mais bonita ainda, com serviço de bar incluso em ambos os locais. Durante a minha estadia lá assisti algumas apresentações de dança venezuelana e gostei muito. Os venezuelanos rebolam muito, mas não é algo vulgar porque eles dançam com roupas típicas que dão todo um charme aos movimentos. Um exemplo de ritmo venezuelano é o Joropo. 

As bebidas eram feitas com rum e me agradavam muito e as comidas na maioria das vezes eram fritas. Algo que eu gostei da culinária local era a cachapa (que é uma panqueca venezuelana feita de milho). Na minha estadia na ilha tomei muitas pinas coladas, cubas livres, coco loco, sex on the beach dentre outros drinks na beira do mar ou da piscina... “Era uma vida difícil”.


Apresentação de dança típica da Venezuela




 Praia El Agua distante do Resort na Isla Margarita



Na piscina do Resort



Apresentação de dança típica da Venezuela





HAVANA (ou La Habana)



Eu gostei muito da cidade, é impressionante o choque que nós temos ao deparar com carros antigos na rua, fachadas de prédios clássicas e móveis antigos nas casas. Os cubanos são muito carinhosos e receptivos como a “lenda” diz, eles te tratam muito bem e possuem um jeito sedutor de ser. Quando veem uma moça bonita passando na rua jogam beijos, é uma situação muito engraçada! 

Algo interessante é como os cubanos gostam de novelas brasileiras, quando estava lá vi duas novelas passando ao mesmo tempo. E quando você fala na rua que é brasileiro eles ficam felizes e se sentem mais próximos a você por conhecer algo do seu país. 

A comida em Cuba me pareceu simples, mesmo nos locais para turistas. No geral o que se tinha era arroz, com dois ou três tipos de legumes cozidos e um tipo de carne. E para lanches rápidos o que eu encontrava eram apenas “bocadillos” que é um sanduíche feito com queijo e presunto. Experimentei também o refrigerante de coca deles, chamado TuKola (que na minha opinião se aproxima do gosto da Pepsi) e as cervejas locais chamadas Bucanero Fuerte (a minha predileta lá) e a Cristal. 

Passei 3 dias em Havana e conheci: Praza de La Revolución, a região de La Rampa e de Habana Vieja e próximo dali o Castillo del Morro. Chegando na região de La Rampa esta a Universidad de La Habana que me pareceu um local muito bonito, arborizado, limpo, tranquilo e organizado. Fiquei até com vontade de estudar lá! Na região de La Rampa está localizado um dos marcos de Havana que se chama Edifício Focsa aonde é possível ter uma panorâmica da cidade. No topo deste prédio está o Restaurante La Torre que possuí paredes de vidro com vista 360° da cidade. Este restaurante é uma dos mais tradicionais de Havana e por incrível de pareça não custa caro para os turistas (mas para os cubanos infelizmente custa). Nesta região existem dois cinemas (Cine Yara e Cine La Rampa), a Sorveteria Coppelia, muitos hotéis, restaurantes e feiras de artesanato, além do Malecón (avenida de frente ao mar aberto). A Sorveteria Copélia é financiada pelo governo e só se entra no prédio quem for pagar com peso cubano, fora é possível comprar o mesmo sorvete por pesos convertidos (mais é muito mais caro).  

Na noite do meu primeiro dia em Cuba conheci uma discoteca chamada Casa de Lá Música, que é um dos bares mais tradicionais de salsa de Havana. O bar era muito agradável embora infelizmente a maior parte da noite eles tenham tocado reggaetón. Algo interessante era a beleza como os cubanos/as dançavam, eles são muito sedutores, charmosos e rebolavam muitooo!! 

No dia seguinte fui para a região de Habana Vieja, que é um local muito bonito e conservado! Lá está a Praza Vieja onde se localizam restaurantes e um café muito gostoso. Andando pelas ruas se depara com estatuas de bronze e mariachis. Perto desta região está o Castillo del Morro, um local muito lindo e fotogênico! Na minha última noite em Havana fui com uma amiga que fiz no hotel numa confraternização do pessoal que foi para o XVI Congresso Latino-americano de Nutrição no bar do Hotel Nacional de Cuba. Saímos dali e fizemos um programa de sábado a noite que os cubanos fazem: senta-se pelas ruas com garrafas de rum nas mãos enquanto conversa com os amigos, já que os bares são caros e direcionados para os turistas.


Transito



Comida



Taxi



Refrigerante de Cola Cubano



Cerveja Cubana



 Memorial de Jose Martí, um dos mirantes de Havana



 Plaza de Revolución



 Universidade de Habana


Edifício Focs, mirante de Havana com vista de 360 graus



Almoço no Restaurante La Torre



Sorveteria Coppelia




Sorvete comunista



Malecón



Brasileiras sambando em Havana ao som dos mariachis



Praza Vieja



Castillo del Morro



Capitólio



Rum Cubano



Hotel Nacional de Cuba - Confraternização do Congresso

 VARADERO

Varadero é uma península, distante 150km de Havana, onde nas porções mais estreitas da avenida principal eu via a 3 quadras o mar aberto de um lado e a 4 quadras a praia do outro.

A praia da cidade é muito linda, ali se observa aquele mar em tons de azul maravilhoso, variando de um azul claro para um azul escuro. Tenho a impressão que esta cidade é confeccionada para turistas porque ali o que se viam eram apenas resorts/hotéis, restaurantes, bares, bancos e lojas e feiras de artesanato. Todos os cubanos que eu conversei me diziam que moravam em cidades próximas, porque ali os imóveis eram muito caros. 

A maioria dos turistas em Varadero eram europeus ou norte-americanos que viajavam entre amigos. Lá a maioria dos bares que eu fui tocavam músicas internacionais, poucos tocavam salsa, ao menos parte da noite. 

Na minha última tarde lá fiz um passeio com um ônibus de turismo e cruzei a cidade, desta forma visualizei muitos resorts luxuosos que se localizam distantes do centro e como despedida deslumbrei um maravilhoso entardecer pelas ruas de Varadero!


Resort em Varadero



Praia em Varadero - água transparente



Cocos amarelos de Cuba



Praia em Varadero



Praia em Varadero



Passeio com ônibus de turismo em Varadero


CARACAS



Antes de voltar para casa eu passei um dia em Caracas e fiquei no mesmo hostel. Desta vez conheci uma gaúcha que havia ido para a ilha Bonaire para mergulhar, um americano e um austríaco de férias. No meu último dia na Venezuela andei pelo centro de Caracas com o pessoal do hostel e fiz o passeio com o bondinho, que é muito alto e possui uma linda vista para a cidade.


Passeando pelo centro com o pessoal do hostel




Andando de bondinho

VÍDEOS




Orquestra de salsa na discoteca





Mariachis


Cartão Postal que a Mai me enviou de Cuba. O postal e do "Muro das Bandeiras" de Malecón (em 2006 a missão diplomática americana montou um telão LED para transmitir mensagens anti Fidel, em resposta um mês depois Fidel ergueu uma floresta com 138 mastros de bandeiras no estacionamento para tampar a visão do telão)


Depois de ler este post e ver as fotos e vídeos, estou ainda mais com vontade de visitar este destinos. Mai, parabéns pela coragem de visitar lugares  inusitados e perigosos e muito obrigada por seu tempo em escrever o post, estou imensamente feliz em compartilhar sua viagem!!!!

 Um abraço gigante para você e logo logo faremos nossa primeira viagem juntas!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Janeiro 2013 - O ano começou com muitas mudanças

Grécia : do Egeu ao Adriático

um pouco do Myanmar....