Entrevista para a Revista Eletrônica VidadeLatinos.com em Cingapura

Uauuu depois de algumas semanas sem atualizar o blog, optei por postar a tradução do artigo publicado com a minha entrevista para uma revista eletrônica local, chamada Vidadelatinos.com

Vou falar um pouco sobre este projeto: Foi lançado em 2012, Vida de Latinos (Life Latino ie.) é uma publicação on-line que se concentra sobre a ligação entre Você e América Latina, trazendo percepções para todas as coisas latinas. Tem como missão conectar-se à América Latina. Baseada em Cingapura, Vida de Latinos é dedicada a conectar a Ásia e a América Latina.

Eu conheci o Richard Mason, criador da revista através do grupo Internations.org e começamos uma parceria, onde eu auxilio a revista dentro da comunidade brasileira em Cingapura. Richard então sugeriu que fizemos uma entrevista onde conto sobre minha experiência por aqui.... 

A entrevista foi feita pela Melissa Gold, via Skype  A entrevista foi feita toda em espanhol (bem, uma mistura de espanhol, português e inglês heeh), Mel é uma escritora maravilhosa e uma pessoa incrível  A revista é publicada online mensalmente sempre no inicio do mês, visite sempre acessar dicas e historias muito legais: http://www.vidadelatinos.com/

-> Para ver o artigo original em inglês, por favor visite: http://www.vidadelatinos.com/article/brazilian-girls-journey-singapore

-> If you want to see the original english article, please visit: http://www.vidadelatinos.com/article/brazilian-girls-journey-singapore


Juliana Cristine da Silva Curitiba, Brasil, chegou em Cingapura em janeiro de 2012 para um contrato de dois anos para trabalhar para uma empresa transnacional, sem idéia do que ela encontraria, quando chegou por aqui

Hoje, depois de seu primeiro ano no país, esta menina  amigável ​​e comunicativa compartilha conosco suas impressões e deixa-nos espiar o seu mundo ...

Como você conseguiu emprego em Cingapura?
Eu trabalhei 7 meses em um navio de cruzeiro pela Europa e depois que eu terminei, uma amiga me contou sobre um trabalho em Cingapura, para trabalhar para esta grande empresa como representante de Serviço ao Cliente para o Brasil e eventual apoio à clientes de língua espanhola e inglês nas Américas. Em menos de três semanas eu passei pela entrevista e obtive o visto ... Foi tão rápido! Agora estou aqui há um ano e tem sido uma experiência incrível. Será uma decisão difícil, até o final deste ano, ficar aqui por mais alguns anos ou voltar para o Brasil.

Como é viver em Cingapura?
Eu amo! É uma cidade segura e muito limpa. Eu trabalho de noite, de modo que saio as 3:00am e ando sozinha,  é uma sensação incrível, me sinto tão segura! O que ainda é um pouco difícil de lidar é a comida e algumas das tradições. Comida é um grande problema para mim, porque eu tenho muitas alergias, foi muito difícil no começo, tive episódios muito graves que me assustaram um pouco. Sou alérgica a alimentos de carne de porco, frutos do mar e picante, então basicamente mais da metade da cozinha asiática! Em Cingapura, há uma boa variedade de opções, mas uma vez que viajo para  países próximos, ele se torna um grande problema. Pelo menos agora eu estou ciente do que posso comer, onde e o que fazer se acontecer alguma coisa. Eu carrego a minha medicação em todos os lugares que vou.

Foi difícil se adaptar?
A cultura é muito diferente. Eu nunca sonhei em mudar para a Ásia, mas como no ano anterior, tive contato com muitos asiáticos durante o meu tempo de viagem durante o trabalho no cruzeiro, tive uma aproximação a essa cultura. Mas pequenas coisas como comer com chopstick é uma mudança enorme. Por exemplo, para mim, é muito estranho que a maioria dos lugares aqui colocam apenas garfos e colheres na mesa e quase nunca uma faca, OHH ... e eu não posso esquecer que eles não têm guardanapo, é preciso levá-lo sempre na bolsa! Eu tive que pedir muitas vezes por uma faca, que era tão básico para mim, mas isso te dá uma idéia das diferenças culturais que podem afetar sua vida, mesmo como a menor coisa. Algo que sempre chama a minha atenção é o alto número de festividades que celebram aqui, eles usam  fogos de artificio em todos os lugares e por muitas razões, e que é muito curioso para mim também.

Algo que eu realmente não gosto é o "Singlish" ... que é uma  mistura entre Inglês, chinês e malaio é muito difícil de entender, é um sotaque muito particular, mas eu acho que tenho tudo sob controle agora. A primeira vez que fui a uma cadeia de fast food por aqui - um dos alimentos mais fáceis para pedir no planeta - o cara no caixa só ficou lá olhando para mim! Eu tinha que apontar o número e fazer mimica para que ele pudesse me entender (risos).

Qual foi a parte mais fácil, então?
Bem, eu realmente não tenho maiores problemas por aqui com trabalho, como eu disse antes, eu trabalho a noite, e é incrível como é fácil e seguro para se deslocar na cidade. Andar a pé ou andar de trem ou qualquer outro transporte público é uma delícia ... Eu não preciso de um carro! É sempre pontual, algo que dificilmente verá no Brasil (ela ri com um riso contagiante) Eu trabalho com uma equipe filipina, e uma vez por mês eles me levam para ter um ótimo café da manhã Filipino com eles na Lucky Plaza(Um shopping Filipino aqui), e é impressionante compartilhar sua cultura. É diferente ter frango, arroz e vegetais no início da manhã (risos) ... para mim, os filipinos são os latinos da Ásia.

O que você sente falta do Brasil?
Eu, obviamente, sinto falta da minha família e amigos. No começo o que eu realmente senti falta do meu país foram os abraços. No Brasil, quando você se encontra com um amigo você cumprimenta com um abraço, um beijo, um sorriso. Você não tem isso aqui, e foi estranho e triste para mim em primeiro lugar dar apenas uma mão em vez de uma saudação calorosa. Agora eu tenho muitos amigos do Brasil e de outros países de modo que não é um grande problema mais. Além disso, eu ensino os meus amigos de Cingapura como cumprimentar ao estilo brasileiro, e mesmo que não façam isso com todos, quando nos encontramos, eles me dão um grande abraço e um beijo. Eu sinto falta dos sorrisos nos rostos das pessoas. As pessoas não sorriem muito por aqui.

O que você acha que acontece?
Eu acho que pode ser porque quando a criança nasce aqui, eles chegam com todos os tipos de dispositivos de tecnologia com eles. Eles não têm idéia sobre a interação social, eles não respeitam o seu espaço pessoal, e não há respeito pelos outros em alguns aspectos ... Por exemplo, no trem, um monte de gente ouve a sua própria música sem fones de ouvido, independentemente da resto das pessoas, ou andam a pé em direção a você e se você não se mexer eles vão levá-lo com eles! Eu acredito que eles não têm nenhuma pista sobre como a sorte que tem, e não são muito gratos por isso. Os que nunca sairam de Cingapura não sabem a sorte que têm, eles não valorizam isso.

Conte-nos sobre o seu blog.
Eu comecei o "Ju em Cingapura" em janeiro de 2012. Eu escrevo sobre minhas experiências e minhas viagens aqui por perto, tentando sempre acrescentar algo sobre a história e cultura do lugar, eu compartilho fotos e, claro, o meu ponto de vista. Ele foi originalmente criado para a minha família e amigos, mas tornou-se enorme! Foi uma grande surpresa, eu tenho mais de 7.000 visitantes até agora! Talvez porque seja difícil encontrar literatura sobre Cingapura e  países do Sudeste Asiático em Português, então eu acho que é por isso que eu recebo tantos comentários, e-mails e perguntas sobre os lugares que eu escrevo, porque eu moro aqui. É um sentimento muito bom, ver que as pessoas são muito gratas por encontrar informações em sua própria língua. A idéia era postar uma vez por mês, com todas as coisas que eu fiz naquele mês em apenas um post, mas então eu comecei a postar mais e mais sobre viagens ou situações específicas, e acho que está funcionando muito bem. Tudo depende do tempo livre que eu tenho ... eu durmo entre 4 a 5 horas por dia, pois realmente quero tirar vantagem de viver aqui e fazer o máximo que eu puder. Eu não quero perder tempo, há sempre algo interessante para fazer, e algum lugar interessante para ir!

Você viaja muito?
Eu tento fazer isso cada vez que eu posso. É barato e fácil viajar pelos países vizinhos à Cingapura. Leva de 2 a 3 horas para visitar lugares como Malásia ou Indonésia, enquanto no Brasil leva-se a mesma quantidade de tempo, para atravessar uma cidade! Aqui é fácil  se movimentar e você pode encontrar um monte de informações também. Eu costumo fazer coisas fora do circuito turístico e escolher experiências que ficam mais perto com a cultura e as pessoas do lugar. Estive em lugares onde as pessoas não falam Inglês e, obviamente, não iriam entender Português, é simplesmente fantástico. Dentro de Cingapura tudo é caro, mas fora daqui, tudo fica mais barato. Por exemplo, o que você gastar em um fim de semana em Cingapura pode durar por 3 ou 4 dias, talvez mais, na Indonésia.

Quão caro é Cingapura, na sua opinião?
O custo de vida é muito elevado. Eu acredito que há muitos expatriados em Cingapura, e alguns locais tiram proveito disso e cobrar preços muito altos. Alugar um apartamento pode ser extremamente caro, nesta cidade, com o dinheiro que gasto para alugar um quarto eu poderia alugar uma pequena casa no Brasil. Comida é caro demais, para mim em especial, como eu preciso cuidar com alergias, de modo que pode custar entre US $ 20 a US $ 50 uma refeição em alguns lugares.

E sobre a comunidade brasileira em Cingapura?
Brasileiros se preocupam muito uns com os outros e ajudam uns aos outros em tempos de necessidade. Aqui há um grande número de famílias brasileiras - muitas transferências de trabalho - e quase nada de solteiros. Eu gosto da comunidade, uma vez que ajuda a me sentir um pouco em casa ... A cultura, a língua, a comida ... Por aqui há eventos semanais e mensais e é bom para encontrar os amigos, trocar informações, etc. Eu gosto de conhecer pessoas de todo o mundo e aprender sobre suas culturas, mas é muito importante ter o apoio de seu próprio país, especialmente durante tempos difíceis. Eu sou grata por ter esse tipo de apoio da minha comunidade aqui, especialmente quando tive momentos difíceis há alguns meses.

Como você acha que seria a experiência de um Cingapuriano no Brasil?
Tenho amigos que já foram e adoraram, mas algumas coisas podem ser um desafio. O trânsito caótico e a falta de segurança pessoal são um grande problema. A primeira viagem ao Brasil pode ser difícil para algumas pessoas, pois o Inglês não é uma língua falada por lá, por isso a comunicação poderia ser difícil às vezes. Segurança pode se tornar um problema. Por aqui saem com câmeras e outras coisas de grandes marcas... Em alguns lugares do Brasil se você fizer isso e não prestar atenção, seu material pode ter ido embora em menos de 5 minutos. O Brasil é lindo, com uma grande beleza natural e cultural, mas você precisa ter cuidado, se você fizer isso, você vai desfrutar de uma grande viagem. Também é diferente se você for um turista e passar alguns dias no país, será perfeito, mas para outros que vão estudar, você tem um olhar mais atento da sociedade e algumas das lutas do povo. Você pode ter mais problemas, mas também terá contato com pessoas reais.

Que idéia você acha Cingapurianos têm do Brasil?
Para começar, eles não sabem que falamos Português, eles pensam que falamos espanhol. Eles sempre fazem observações sobre as mulheres bonitas ... Eles falam sobre o carnaval e acredito que estamos sempre em festa! Eles acham que na América do Sul somos todos iguais. Eu fui a primeira garota brasileira que algumas pessoas aqui conheceram e eles olharam engraçado para mim, eu gosto de conhecer pessoas e falar e que parecia estranho para eles. Às vezes sou parada nas ruas para tirarem foto comigo! (Risos) Aqui eles não acreditam que o Inglês não é falado no Brasil ... mas ei, você fala Português aqui? Também acham difícil acreditar que a questão de falta de segurança existe, o que é muito estranho para eles também. Eu acho que, em geral, para eles é mais difícil de aceitar algumas das diferenças. É curioso, porque há grande diversidade de culturas aqui, talvez seja porque os expatriados aqui se encaixam na cultura e realmente não a mudam, enquanto expatriados latinos enriquecem a cultura e de uma forma participam e trazem algo de novo para ele. Um monte de gente aqui só vivem em seu próprio mundo e não enxerga mais adiante, mas outros estão ansiosos para aprender.

Finalmente, você acha que há interesse pela América Latina?
Sim, há cada vez mais interesse. Quanto mais eles aprendem mais motivados ficam com a idéia de viajar ou experimentar o modo latino-americano de vida. No meu caso, eu sou muito apaixonada por meu país e sempre o promovo, por isso há uma grande quantidade de pessoas que querem fazer a viagem pelo menos uma vez na vida! Eles adoram nossa comida e bebidas (os que já provaram por aqui).

Você pode acompanhar Juliana e suas aventuras no Sudeste Asiático aqui http://www.juemcingapura.blogspot.sg
Escrito por Melissa Ouro P.



 Gostaria de aproveitar para divulgas alguns blogs de amigos que também já passaram por Cingapura, e contam também um pouquinho sobre suas experiências e aventuras:


-> Fabio, um curitibano que conheci na empresa onde trabalho atualmente, depois de viver alguns meses por aqui, saiu em uma aventura de um ano pela Asia. Confira acessando:  www.fabiompalves.com

   -> Priscila, conheci ela em uma visita guiada em um museu aqui em Cinga, brasileira gente finissima.. ela ja retornou o Brasil, mas conta historias muito legais em www.viagememverso.wordpress.com

   -> Ana Paula, conheci ela em um chá de bebe aqui em Cinga, uma brazuca de um coração gigantesco e me ajuda muito por aqui, uma mãezona, ela mora com a família aqui há algum tempo já e conta alguns passeios por aqui em  www.anapaulaemcingapura.wordpress.com/

  -> Carlos e Jen, um casal venezuelano que adorooooo, moram aqui há um tempinho também, com sua linda família  os conheci em um churrasco ehhehe, e o que mais gosto neles são sua amabilidade e afinidade que temos, no blog deles você poderá encontrar um ponto de vista sobre Cingapura muito parecido com o meu, visite  www.nuestrosingapur.blogspot.sg




Postagens mais visitadas deste blog

Janeiro 2013 - O ano começou com muitas mudanças

Grécia : do Egeu ao Adriático

um pouco do Myanmar....