Eleições 2014, um tour diferente!!!

Não entendo muito de política, e não acompanho de perto as notícias a respeito. Com o meu retorno ao Brasil este ano, votar seria algo inevitável, mesmo não tendo votado em 2012, por estar morando no exterior, e não ter feito a justificativa até o presente momento, foi possivel ir as urnas ontem!!!

Mas este texto não é para falar de política ou dos resultados das eleições e sim, para contar uma experiência interessante que participei devido a eleição presidencial no Brasil este ano. 

No Hostel em que trabalho atualmente em Curitiba, esta hospedado um jornalista americano, Stephen Kurczy. Um dia desses ele me perguntou se eu assistiria aos últimos debates com os candidatos a presidência, e comentei que provavelmente não. Dias depois ele perguntou se eu poderia auxiliar-lo em uma pesquisa de campo para um dos artigos que estava escrevendo. 

Levei ele para caminhar pelas ruas do centro da cidade, visitando alguns postos de combustivel, para conversar com pessoas que abasteciam seus veículos e também frentistas que ali trabalhavam. Como ele ainda não fala muito bem o português, minha função foi de tradutora. Caminhamos por quase duas horas e por uns três locais diferentes, falamos com muitas pessoas, e até o irmão de um amigo participou das entrevistas eheheh.. 

Então perguntei se ele gostaria de ir comigo ao meu local de votação no domingo 05 de outubro, dia das eleições, e ele aceitou. No domingo fomos até o Colégio Estadual Leôncio Correia, onde estudei o primeiro grau e onde fica a zona eleitoral do meu título eleitoral. Conversamos com algumas pessoas enquanto esperavam para votar ou após terem votado, e também com mesários e fiscais. E do lado de fora do local de votação falamos com trabalhandores nas barraquinhas de comida.. e o resultado surpreendeu Stephen e a mim..... acho que pela primeira vez na vida fiquei tão próxima da política. 

Ahh mas nosso tour não acabou ai, depois de votar fomos a missa na Igreja Universal do Reino de Deus, como Marina Silva, candidata a presidência da república, é evangélica, fomos até lá para conversar com o pessoal para saber se a fé influenciou durante a votação. E depois de duas horas ouvindo a pregação, conseguimos entrevistar um dos pastores. 

Já fiz muitos tours nesta minha vida, com pessoas incrivelmente interessantes e diferentes, mas igual a este não, foi o primeiro.. e valeu muito... novos aprendizados... Stephen, publicou dois artigos relacionados com esta pesquisa de campo, dê uma olhadinha em:


E avante para o segundo turno!!! 




Postagens mais visitadas deste blog

Janeiro 2013 - O ano começou com muitas mudanças

Grécia : do Egeu ao Adriático

um pouco do Myanmar....