Trabalhando em Navio

Em 2011, estava decidida a fazer algo diferente, a viajar, sair do Brasil por um tempo. E foi quando apareceu a opção de trabalhar a bordo de um navio de cruzeiros. 


"E antes de mais nada, quero dizer que foi uma das melhores experiências da minha vida, de longe a mais difícil... mas foi maravilhosa..." 


Eu, em frente ao navio, segurando meu cartão de identificação e com a 'name tag' na blusa. Foto tirada na primeira semana. Ahh detalhe para o pulso com a 'munhequeira', eu vivia machucada... afinal carregar uma bandeja com um monte de pratos não é moleza não haahahhaahah
Como tudo começou, primeiro fui a uma das palestras promovidas pela Portside, agência de Curitiba de recrutamento para tripulantes. Então vem a parte de decidir o que quer fazer a bordo e tudo o mais, precisa saber qual o motivo que quer embarcar: juntar grana, ter uma nova experiência de vida, profissional, e afins. Pois para cada um destes você pode tentar uma função mais de acordo. Por exemplo se seu objetivo é juntar grana você tem que ir para o departamento de Housekeeping, Bar ou Restaurante, os demais você acaba tendo uma vida mais tranquila e tal, mas não ganha tanto dindin.

Tive a sorte de logo no primeiro mês ser promovida a hostess do restaurante asiático, o Wú, onde trabalhava com este uniforme ai, e todos me chamavam de 'chinita' heeheh simm o vestido era super curto e mega justo e com duas fendas laterais enormes... hahahahaha 
Muito importante também, pesquise bastante, visite blogs, leia a experiência de outras pessoas, pois ir trabalhar no navio não significa festa o tempo todo. Eu indico dois blogs que me ajudaram muito: O Vida de Tripulantes e o Trabalho em Navio. E não deixe de ir por que ouviu alguém dizer que teve uma péssima experiência, afinal cada um de nós deve ter sua própria experiência.

Eu tive um investimento de aproximadamente R$2.000,00 para poder embarcar e tive que superar um grande medo (altura + água), pois é necessário fazer um curso onde o teste final é o pulo de 3 metros de altura em uma piscina. E para quem tem PÂNICO de altura e não sabe nadar, essa combinação é aterrorizante. Mas fui a primeira a pular, com incentivo de toda a turma e do comandante que estava ministrando o curso. 

Superando meus medos, na hora de fazer o salto
Eu optei por ir como assistente de garçom, função mais rápida para conseguir trabalho, e paga bem! Eu como não tinha experiência em nada de restaurante, fiz o curso de garçom, na própria Portside, e foi maravilhoso pois pude ter uma noção do que me aguardava. 

O trabalho em nenhum dos setores dentro do navio é fácil, tem dias que você quer largar tudo e voltar pra casa, tem dias que vai chorar muito, como vai ter dias que não vai querer ir embora, é um conflito de emoções muito grande, o tempo todo. Vai conhecer pessoas incríveis, que vai querer estar perto para o resto de sua vida, como também irá conhecer pessoas, com quem não irá querer cruzar pelo caminho nunca mais.

Foto na cabine minúscula, com o uniforme de gala, durante o meu primeiro mês, quando ainda trabalhava só de assistente de garçom no restaurante.
Ficar longe da família, não é facil, mas lembre-se que é um contrato, serão  de 6 a 8 meses longe deles, e quando voltar eles estarão te esperando de braços abertos. Felizmente hoje a tecnologia ajuda muito a 'matar a saudade' ahahahah é o que facilita também. 

Eu fiz 1 contrato de 7 meses pela Pullmantur Cruises, embarcada no navio MS Sovereign of the Seas. Embarquei dia 22 de fevereiro de 2011 em Salvador, trabalhei 10 dias no Brasil, e fiz a travessia de 11 dias em alto mar até Barcelona na Espanha. E assim foi a primeira vez que estive na Europa. Lá fiz a rota do Mediterrâneo (Espanha, França, Itália e Tunísia). 

Alguns dos bons momentos a bordo, com pessoas incriveis que eu conheci. A melhor parte é que mantenho contato com muitos ainda... e que com certeza estarão em minha vida por muito tempo!!!

Voltar ao navio?? Se eu não tivesse recebido a oferta de trabalho para mudar para Cingapura, muito provavelmente teria feito mais alguns contratos em navio. Eu participei com depoimentos sobre minha experiência para o blog de alguns amigos confira:

KK crew - onde conto um pouco mais sobre minha experiência a bordo;
Sexo, Viagens & Rock'n'Roll - onde conto um pouco sobre as experiências amorosas a bordo.

Durante os próximos dias postarei textos contando um pouco sobre cada lugar que pude conhecer enquanto trabalhei embarcada... não perca!!

Ficou com dúvidas, vontade de ir para o navio... deixe um comentário e ficarei muito feliz se eu puder te ajudar!!! 






Postagens mais visitadas deste blog

Janeiro 2013 - O ano começou com muitas mudanças

Grécia : do Egeu ao Adriático

um pouco do Myanmar....