Brasileiras Pelo Mundo - Texto Sobre Trabalho em Navios de Cruzeiros

O texto abaixo foi originalmente publicado no Blog Brasileiras Pelo Mundo é de minha autoria.


Brasil – Trabalho em navio de cruzeiros

Pensando em ter uma experiência de trabalho no exterior mas sem saber ao certo sobre o que fazer ou para onde ir? Então o trabalho a bordo de navio de cruzeiro pode ser uma boa opção. Em 2011, após ser demitida da empresa em que trabalhava no Brasil, estava decidida a ter minha primeira experiência no exterior (vinha tentando há anos, sem sucesso). Foi quando conheci a irmã de uma amiga que tinha recém voltado do navio e estava super empolgada; então pensei, esta aí a minha chance.
DSC08860
Navio MS Sovereign of the Seas, este é o transatlântico em que eu trabalhei!

Tive a sorte de em Curitiba, onde resido, estar localizada uma das melhores agências para este tipo de trabalho, a Portside.  Fui atrás de saber como funcionava: os requisitos, processo seletivo... e em menos de 1 mês lá estava eu embarcando para uma das experiências mais incríveis da minha vida!!! Uma dica:  pesquise muito sobre a companhia de cruzeiro que deseja trabalhar, a função que se adequa a você, e a rota que deseja conhecer. Blogs que me ajudaram foram os  Trabalho em Navio da Seila e o Vida de Tripulante do Fabio.
Fiz apenas um contrato de 7 meses, embarcada pela Pullmantur Cruises, no navio Sovereign of the Seas. Embarquei dias antes do Carnaval em Salvador, trabalhei duas semanas no Brasil e fiz a travessia para a Europa, onde fiz a rota do Mediterrâneo (Barcelona/Espanha; Villefranche-sur-Mer/França; Mônaco, Livorno, Pisa, Nápoles, Palermo, Mondelo, Civitavecchia e Roma/Itália; La Goulette e Sidi Bou Said/Tunísia).
DSCF2314
Celebração do meu aniversário, com direito a festa surpresa!!!
O tempo médio para trabalhar embarcado varia entre 6 a 8 meses, dependendo da função e da companhia em que irá trabalhar.
O tempo para embarcar varia muito: o meu foi super rápido (15 dias), mas tem pessoas que levam meses para serem chamadas.  Dependerá muito da situação, por exemplo, organização da agência recrutadora e da companhia de cruzeiros, número de vagas disponiveis, às vezes a função para a qual se candidatou é super concorrida, ou pode ser que aconteça como no meu caso, embarque rápido devido a muitas pessoas terem desistido do contrato ou cancelarem o embarque. O importante é estar com toda a documentação pronta para a embarcar a qualquer momento.
Preparativos para embarcar:
A maioria das pessoas faz entrevistas com as companhias de cruzeiros meses antes da temporada de verão brasileiro, eu não fiz. Apenas levei meu currículo na agência e logo fui chamada, situação que ocorreu pelo fato de muitas pessoas terem desistido de seus contratos no departamento do restaurante.
Como eu não tinha ideia de como seria trabalhar em um restaurante dentro do navio optei por fazer um curso de garçom ofertado pela própria agência recrutadora, e foi fundamental. Aprendi como colocar uma mesa, polir taças e talheres, abrir de forma elegante uma garrafa de vinho, como servir pratos, entre outras lições úteis não só para o trabalho a bordo, mas para a minha vida mesmo.
171096_197428396936075_100000067492174_814212_7496426_o
Aprendendo a abrir garrafa de vinho durante o curso de garçom
Depois, o próximo passo é fazer o curto STCW 95, eu fiz pela Seaman Naútica. Este curso é obrigatório pela Marinha e tem o objetivo de qualificar o futuro tripulante nas tarefas a bordo de navio de passageiros, ensinando sobre medidas de segurança, responsabilidade social, primeiros socorros, prevenção e combate a incêndio, técnicas de sobrevivência pessoal e procedimentos de emergência. O curso possui aulas teóricas e práticas e testes teóricos e práticos.
181376_394663073902466_358336614_n
Apagando fogo

601016_394662477235859_1749539608_n
Sobrevivendo na piscina
O curso para mim foi um desafio pessoal gigantesco, pois você só esta apto a embarcar depois que faz o último teste, que é pular de uma altura de 3 metros dentro de uma piscina. Para uma pessoa que têm pânico de água e altura como eu, foi extremamente dificil, lembro como se fosse hoje.
550442_394662583902515_900687560_n
Momento de muita tensão, antes do pulo na água
Depois disso é só aguardar chegar a carta de embarque, para então fazer os exames médicos necessários, que variam de companhia para companhia e de função para função. Eu tive que fazer os exames rotineiros de sangue, urina, HIV, raio X do pulmão, preencher um monte de formulários, inclusive um formulário médico em inglês (que deve ser preenchido por um médico), informações bancárias, cópias de documentos e etc. Feito isso, é preciso enviar tudo para a agência. Eles informarão se está tudo certo e logo enviaram sua carta de embarque e passagem aérea ir até a cidade onde embarcará no navio.
E agora é arrumar as malas e aproveitar uma grande oportunidade e experiência. Ahhhh e não vá pensando que trabalhar em navio é só festa hein... porque na real é trabalhar muitooooo, longas horas, dormir quase nada... mas se divertir muito, conhecer pessoas incriveis, festar nas 'crew parties', conhecer lugares maravilhosos. As relações dentro de um navio são intensas, e a vida de uma pessoa embarcada é muito diferente da vida de uma pessoa que trabalha e vive em terra. É uma experiência única e que eu super recomendo!!!!!
IMG_0033
Turma com quem eu trabalhava (alguns deles) no Restaurante Wú

Meu investimento aproximado para ir trabalhar em navio:
Curso de Garçom R$ 300,00 + Curso STCW (válido por 5 anos) R$1000,00 + Exames e consultas médicas R$700,00 = R$2000,00
Meu retorno trabalhando em navio: €1400 mês x 7 meses = €9800,00 + gorjetas (cheguei a ganhar em uma semana U$100) + a melhor experiência da minha vida!!!!!! (cotação da época  €1 = R$2,30) - então até dá para juntar uma grana... mas esse não era meu objetivo....
Se eu não tivesse recebido a oportunidade de ir morar e trabalhar na Ásia, teria voltado com certeza para o navio. Já escrevi sobre a vida a bordo a convite de amigos, se quiser saber um pouco mais sobre como foi minha experiência a bordo do navio clique aqui e aqui!!!

DSCF2895
Chinita, era como me chamavam no navio, pois eu trabalhava de assistente de garçom e host do restaurante asiático (o vestido era mega justo e curto, mas fazia o maior sucesso por causa das fendas laterais enormes ahahaha!)
cooking demonstration (1)
Equipe de trabalho nos dias de demonstração do cardápio do restaurante no dia de embarque de novos passageiros da semana
IMAG0605
Drill - sim semanalmente faziamos treinamento para caso de alguma emergência, e nesta foto foi o dia que simulamos 'abonar o navio'
DSC00006
Minha cabine 4x4 (hehehehe), eu dividia com outra menina. Durante o meu contrato a dividi com uma búlgara e duas brasileiras.
DSCF0419
O banheiro da minha cabine (só para ter uma ideia da distância entre o chuveiro, pia e privada)
E ai curtiu a ideia?? Gostaria de obter mais informações?? Deixe suas dúvidas nos comentários ao final do texto, que se eu souber respondê-las o farei com muito prazer!!!
DSCF1419
Muita bagunça na cabine

DSC00122
Arrumando a mala para voltar para casa....
GEDSC DIGITAL CAMERA
Saudade é o que sinto sempre que falo desta experiência...

Postagens mais visitadas deste blog

Janeiro 2013 - O ano começou com muitas mudanças

Grécia : do Egeu ao Adriático

um pouco do Myanmar....