Cambodia - Uma viagem maravilhosamente incrivel

Reino do Camboja, destino escolhido para passar minha semana de ferias no sudeste asiatico, e nao podia ter sido escolha melhor!!!

Primeira coisa a fazer foi tirar o visto, fizemos o E-Visa, muito fácil e prático. Custo de USD 25 e válido por 90 dias, em 3 dias recebemos por email o visto, colocamos no passaporte e o segundo passo seria na chegada no aeroporto no Camboja apresentar o documento e receber o selo de entrada.

Maiores informações em www. mfaic.gov.kh/evisa

Simon e Inez me convidaram para ir com eles para o Cambodia, e passamos 6 dias na cidade de Siam Reap juntos!!! Muita aventura e risada, em um dos lugares mais lindos que ja estive ate hoje!!! Na foto estamos no aviao da Tiger Airways, voo de aproximadamente 2 horas com um custo de SGD 258 (ida e volta - incluindo bagagem de 15kg) de Cingapura a Phnom Penh (capital do Camboja)

Dia 1 - domingo de manhã, aeroporto com destino a uma viagem de sonho

Optamos por pegar um onibus da capital ate Siam Reap, viagem com duraçao de +/- 6 horas. O custo do bilhete foi de 14USD. A viagem e um pouco cansativa, mas o cenario eh lindissimo. Nos fizemos a viagem durante a tarde, e chegamos em Siem Reap as 9pm. Não é recomendado fazer esta viagem durante a noite. O onibus e um onibus rodoviario comum, com direito a guia e lanchinho local!

Esse é o ônibus. A empresa que utilizamos foi companhia Mekong Express Limousine Bus, o Simon comprou o ticket de ida online e eu comprei o ticket de volta la na hora em que chegamos.

Durante a viagem passamos por vilarejos localizados ao longo do rio Mekong

Rio Mekong

O Mekong é um rio transfronteiriço no Sudeste Asiático. É 12 º do mundo rio mais longo e o 7 º maior na Ásia. Seu comprimento estimado é de 4,350 km (2,703 milhas). Em Inglês o rio é chamado de "o rio Mekong", derivado de "Mae Nam Khong" ou "Tonle Mekong", Na língua khmer "Mae", que significa "Grande, Mãe" e "Kong" é um curta palavra de "Kongkea" e significa "água. Phnom Penh também marca o início do sistema delta do rio Mekong.

Aqui podemos ver a poeira, levantada pelos veículos que passam pela estrada de chão!

Restaurante na beira da estrada, onde o ônibus parou para jantarmos. Da uma olhada como os talheres são servidos heheehe Eu comi um Arroz frito de vegetais

No tuk tuk a  caminho do hotel, já eram quase meia noite, um calor imenso, só na base da melhor cervejinha local mesmo heheeh... foi aqui que conhecemos o Tom que foi nosso motorista de tuk tuk durante todos os 6 dias em Siem Reap. Angkor definitivamente a melhor cerveja do Cambodia, e olha que provamos todas!!!

O idioma falado no Camboja é o Khmer
A religião oficial é o budismo Theravada, que é praticado por cerca de 95% da população cambojana  A tradição budista Theravada é generalizada e forte em todas as províncias, com cerca de 4.392 templos do monastério em todo o país. [A grande maioria dos Khmers étnicos são budistas, e há associações estreitas entre o budismo, as tradições culturais, e da vida cotidiana. A adesão ao budismo geralmente é considerado intrínseco à identidade étnica e cultural do país. Religião no Camboja, incluindo o Budismo, foi suprimida pelo Khmer Vermelho durante a década de 1970, mas, desde então, experimentou um renascimento.

SIEM REAP

O nome de Siem Reap significa o "Vitória sobre Siam ( Tailândia de hoje)" - e se refere ao secular conflito entre o Siamese e povos Khmer. Este nome, de acordo com uma tradição oral, foi batizado pelo Rei Ang Chan (1516-1566) .  Foi por causa da vitória sobre a Thailândia que o Rei Ang Chan contra-atacou, e atirou  o corpo morto do Príncipe Ong costas de um elefante, e enviou para a Tailândia e conquistou nada menos que 10.000 tropas tailandesas.

Nosso roteiro em Siem Reap by Inez

Dia 2 - Segunda feira iniciando o dia as 4:30 da manha. Compramos o ticket "3 day pass" para o Parque de Angkor, custo de USD40 cada.  Com esse passe você pode passar o dia todo dentro do parque visitando os templos.

Lindíssimo nascer do sol no Sras Srang
Lago artificial  fica no centro do parque, na zona arqueológica,   É um grande terraço, e os lados com uma naja balaustrada, na mitologia hindu, as Najas são uma classe de seres ou semideuses (cobras). Quanto ao significado do lago, alguns pensam que era um lugar que fez cerimônias de purificação, outros que serviu como uma casa de banho e abastecimento de água.

Visitamos muitos e muitos templos, vou apenas colocar as fotos e escrever um pouco sobre os que mais gostei!! Não há necessidade de visitar tantos templos como fizemos, chega um ponto que fica muito cansativo. Em alguns templos ficamos horas e horas admirando a estrutura e a paisagem, em alguns apenas passamos rapidinho...

Inez e Simon, meus companheiros de viagem!!!
Andamos de tuk-tuk todos os dias. Para passar o dia todo com o Tom pagamos 10USD, alguns dias chegamos a ficar 12 horas com ele eheheheh

Ta Prohm
É um lugar com muita energia, perdido na selva. Este templo data do século XII e foi originalmente um mosteiro budista que foi construído por Jayavarman VII, em honra de sua mãe. Como acontece em todo o complexo de Angkor, é melhor chegar cedo para evitar as multidões de turistas. É um ótimo lugar para a meditação.

É impressionante ver como as raízes das árvores de algodão de seda que cobria todo o templo.
Este é um templo que você deve visitar!!!!

Este templo também foi cenário do filme da Angelina Jolie, também conhecido como Lara Croft. Hoje este templo não passa de vestígios arqueológicos, um dia já  foram 3.000 aldeias  habitadas por cerca de 80.000 pessoas. No entanto, o império Khmer foi desaparecendo lentamente, e a natureza claro tem tomado conta do que foi construído.

Tomando uma cervejinha para dar conta dos 40 graus, e isso que ainda não era nem 9 horas da manha

Adorei este templo, nele conhecemos um rapaz local que nos guiou pelo templo, contando historias

Apsara

É um espírito feminino das nuvens e águas de acordo com a mitologia Hindu e Budista.  Traduzindo do inglês a palavra "Apsara"  tem como significado "ninfa celestial" ou"donzela celestial". As Apsaras são belas, são seres sobrenaturais do sexo feminino, são jovens e elegante, e excelentes na arte da dança. Elas são muitas vezes as esposas dos Gandharvas, os músicos da corte de Indra. Elas dançam ao som da música feita pelos Gandharvas, geralmente nos palácios dos deuses, para divertir e, por vezes seduzir deuses e homens.  Você encontra elas por todas as partes no Camboja.

Adoro ver como as raizes das arvores tomam forma sobre as estruturas dos templos

Pre Rup
 É um templo mortuário, que é usado por muitos turistas  ver o pôr do sol. A vista deste templo realmente é linda, nos o visitamos na parte da manhã

Vilarejo, onde fizemos a entrega de doações e compramos um monte de artesanato local, as crianças cambodianas são lindas

Todos os templos são magníficos  uma beleza, uma paz, uma energia que palavras e fotos não descrevem ....

E incrível como a natureza se sobrepõe as construções

As estruturas das portas parecem como molduras de quadros, lindas

Almoço, a comida local é muito saudável  e a base de vegetais... como em toda a Asia o arroz é parte fundamental. Mas a melhor parte foi que não é um comida apimentada! E claro para acompanhar uma cervejinha

Em nosso caminho, nos deparamos com a cerimonia de um casamento acontecendo, na beirada da rua em um restaurante, muito legal

Fim de tarde já, estamos em nosso caminho de retorno ao hotel

À noite saímos a redores do hotel, para caminhar pelo Night Market e a Pub Street. Jantamos no Red Piano, comida ótima, ambiente agradável. Mas precisa chegar cedo para conseguir uma mesa, o restaurante lota muito!!

Dia 3 - acordamos as 7:30 da manha, e fomos de tuk-tuk para a floating village, mais ou menos 1 hora do centro da cidade

Aqui paga-se a parte pelo passeio pelo vilarejo flutuante

Primeiro pegamos um barco "grande" que nos leva por boa parte de rio até o outro local onde pegamos uma canoa e seguimos até um mangue

É incrível ver como as pessoas realmente sobrevivem do que o rio oferece, a vila tem escola, um pequeno hospital, crianças tomando banho no rio, muito emocionante

Aqui estamos na canoa, e sim que nos esta conduzindo é uma criança de 12 anos

Moradores do vilarejo navegando

Lugar maravilhoso

Manguezal, no meio da floresta

Da uma olhada, a forma como o menino conduz, incrível

Retornamos para a cidade e o Simon e a Inez me presentearam com um delioso almoço no Restaurate "Butterfly Garden", onde comemos com muitas borboletas ao nosso redor!! Tudo de bom

Na parte da tarde, fomos passear no Museu, muito interessante para entender  um pouquinho sobre a história deste país tão sofrido

Dia 4 - E finalmente o tão esperado, nascer do sol em Angkor Wat, o templo mais lindo em que já estive, lugar mágico, de uma espiritualidade extraordinária.

Este sem dúvida alguma, é o nascer do sol mais lindo que já vi na minha vida!!

Contratamos um guia para este dia, para nos contar as histórias de Angkor Wat.

Angkor é um dos sítios arqueológicos mais importantes no Sudeste da Ásia. Que se estende por cerca de 400 km2, incluindo a área florestal, Parque Arqueológico de Angkor contém as magníficas ruínas dos diferentes capitais do Império Khmer, desde o século 9 ao século 15. Eles incluem o famoso templo de Angkor Wat e, em Angkor Thom, o Templo de Bayon, com suas inúmeras decorações escultóricas. UNESCO estabeleceu um amplo programa para salvaguardar este site simbólico e seus arredores.

Angkor Wat é o maior e mais bem preservado templo do complexo de Angkor. Muitos dizem que é  o maior templo religioso e um dos maiores do mundo.

Angkor situa-se perto da atual cidade de Siem Reap, província de Siem Reap, no reino de Camboja. É uma antiga cidade que teve grande importância para o império Khmer durante os séculos IX e XV e é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. O nome deste lugar tem várias origens. Por um lado está a palavra Angkor que vem do sânscrito e que significa cidade, e as palavras "thom" y "wat" que vêm do atual idioma khmer, e que significam grande e templo, respectivamente. Então, Angkor Thom, pode ser entendido como a grande cidade , e Angkor Wat como a cidade do templo.

Um dos pontos mais interessantes deste lugar é o templo de Angkor Wat, que foi dedicado ao deus hindu Vishnu e que se encontra em boas condições devido ao fato de ter vindo a ser cuidado, durante séculos, por monges budistas. A organização deste lugar tem como inspiração a origem simbólica do Monte Meru, que é considerado o lar dos deuses e o centro do universo hindu.

Com as Apsaras e outras figuras folclóricas

Passamos a manha toda do terceiro dia aqui, e se dependesse de mim, ficaria o dia todo!!!

Este templo foi cenário principal do filme Tomb Raider da Angelina Jolie!!

A viagem só esta na metade, mas aqui já me sinto realizada e muito feliz por conquistar mais um sonho

Angkor Thom
Era a cidade real construída pelo rei budista Jémer Jayavarman VII, no século XII. O seu nome significa “a grande cidade”. Tem uma forma quadrada, de nove km quadrados.

O templo pode ser percorrido, a pé, de elefante, bicicleta ou tuk-tuk.

A cidade tem quatro portões, vinculadas por duas estradas, que se juntam no centro, onde está o templo de Bayon. O templo é encantador, e claro cheio de gente.

Por todos os lados é possível ver altares com Budas gigantescos

Apenas a Inez e o Simon subiram neste templo, a escada muito íngreme  sem proteção alguma, e de uma altura indescritível.. optei por esperar por eles na parte de baixo mesmo heehehhe

Terraço dos Elefantes
Local onde as tropas desfilaram diante do rei, quando chegavam de uma vitória importante. É muito verde, mas descoberto. Talvez seja um dos lugares onde há menos sombras e mais calor. Há muitas esculturas de elefantes, mas também outros animais reais e mitológicos que compartilharam a história da cultura Khmer. A sua orientação é para o Victory Gate.  O muro de 12 km de longitude e cinco portões monumentais de entrada.  O Terraço do Rei Leproso fica ao lado, e também usado para cerimônias públicas e audiências .

Descansando um pouquinho hehehehe

Shiva Linga
Significa "marca", "sinal", "inferência", é uma representação da divindade hindu Shiva usado para adoração em templos. A Shiva Linga é muitas vezes representado ao lado da Yoni, símbolo da deusa ou de Shakti, a energia criativa feminina e a união da Linga e Yoni é dita como "indivisível dois-em-unidade do masculino e feminino, o espaço passiva e ativa da qual provém toda a vida".  Eles são representados pelos órgãos macho e fêmea  e eles representam a inseparabilidade dos princípios masculino e feminino ea totalidade da criação

Muitos macacos por todos os lados

Estes são templos que ficam em frente ao terraço dos elefantes

paradinha para mais um almoço esperto

Este é um templo no meio da selva, praticamente todo destruído  o projeto de restauração esta muito no inicio ainda

Em muitos templos é possível ver flores de lótus pelos lagos que os cercam

Nosso meio de transporte diário!!

Portão Sul

O portão sul de Angkor Thom é a porta de entrada mais comum para o templo por ser o mais conservado e liga diretamente até estrada para Angkor Wat. Para chegar até o portão é necessário atravessar  uma ponte que passa sobre o fosso de Angkor Thom e encontram-se 54 Devas (deuses protetores) na margem esquerda e 54 Asuras (deuses demônio) na margem direita, de acordo com a  lenda indiana. A história conta que estes deuses puxavam uma serpente cada um para o seu lado, desta forma mantendo o equilíbrio das forças da natureza. O Portão do Sul é representada por quatro cabeças cada uma virada para cada canto das divindades que representam, como Brahma (deus hindu), o rosto do rei considerado também outra divindade é representada neste porta como Buda. Na parte inferior você pode ver várias figuras Erawan (Elephant Sagrado) e também como as outras entradas, este portão leva em direção ao templo de Bayon, que é o edifício mais importante da cidade.

É possível enxergar o templo de Angkor Wat e ter uma vista belissima do templo de Phnom Bakheng, onde fomos para admirar o pôr do sol.

É um templo hindu construído no topo da montanha, no final do século IX, durante o reinado de Yasovarman (889-910). É em frente à entrada de Angkor Wat e é conhecida como um lugar para ir ver o pôr do sol. A subida é longa e cansativa, e devido o calor fica exaustiva, e o ideal é ir cedo, para pegar um bom lugar, o pôr do sol neste dia demorou mais que o costumeiro, e acabamos ficando sentados la em torno de 1:30 h, mas valeu a pena. a descida deve ser feita um pouco antes de finalizar o pôr do sol, pois escurece muito rápido e a multidão é grande.

Aqui paramos para abastecer o tuk-tuk

Finalmente hotel, após mais de 15 horas caminhando com estas duas figuras que fizeram da nossa viagem um espetáculo, dois profissionais que sempre recomendam e tem levado muito dos meus amigos por Siem Reap.

Mais que merecido um jantarzinho em pub street

Dia 5 - hoje acordamos não muito cedo e o passeio será feito de carro, pois o destino é Phnom Kulen National Park, aqui também compra-se um ingresso a parte para cada um e para o carro.

A viagem dura um pouco mais de duas horas, e o parque esta localizado cerca de 45 quilômetros ao norte da cidade de Siem Reap, local da grande cidade antiga de Angkor, um tesouro natural

Depois da longa subida pelas escadas que parecem não acabar nunca, a recompensa, no topo da montanha encontramos o templo e um Buda gigantesco deitado, e com olhos de diamante

No topo da montanha

Em meio a natureza belíssima  encontramos casas e um  monastério budista Wat Preah Ang Thom ou como é mais conhecido Kulen Temple, construído em cima de uma rocha com uma base mais baixa.

Descendo a montanha e carro, paramos em local misterioso do rio Siem Reap, onde foram esculpidas na rocha formando mil lingas ao fundo. Tivemos sorte e foi possível ver claramente as esculturas.

Descendo um pouco mais, chegamos na cachoeiras, onde é possível se refrescas, este é um local considerado sagrado, e no ano novo cambojiano eles vão até a cachoeira se banhar que seria a forma deles se benzerem contra os males e obter proteção dos deuses.

O monte Kulen merece uma visita com certeza, ahh aqui também foi cenário do filme Tomb Raider.

Banteay Srei

Também conhecido como o templo de mulheres, fica próximo ao parque nacional de Phnom Kulen.  O templo tem sua estrutura muito diferente do resto dos templos de Angkor:  Um templo com corredores pequenos, portas minusculas, cheio de detalhes, um templo muito bem conservado, lindíssimo, e as cores da rocha são um espetáculo a parte.

O pequeno templo de arenito rosa, possui decorações detalhadíssimas e muitos baixos-relevos. É uma expressão de arte Khmer com a beleza de suas esculturas e o requinte de suas gravuras. Este templo também tem mais de 1000 anos.

É um templo  dedicado ao deus hindu Shiva. Diferentemente da maioria dos templos, este não foi construído por um rei, mas por um brâmane (sacerdote) de descendência real, que foi o mestre espiritual do rei Jayavarman V

Retornamos para o hotel e fomos assistir ao "Beatocello Concert", concerto por uma causa nobre.

"Toda quinta-feira e sábado, a sala de conferências do Jayavarman VII Hospital torna-se o palco para o Dr. Beat Richner que toca Bach em seu violoncelo. Um artista consumado, que costumava agir como um palhaço cantando na Suíça, Beatocello mas agora atua como um violoncelista principalmente para recolher dinheiro para as atividades de seus hospitais Kantha Bopha, que incluem também a maternidade para as mães HIV. O desempenho é seguido por um vídeo, que lança luz sobre o preconceito social no país. Como parte do concerto, ele também fala sobre o seu trabalho nesses hospitais e incentiva o público a contribuir generosamente para a missão de combater a crise da saúde infantil no país. Além do dinheiro, o médico também solicita os membros da audiência jovens a doar sangue, a fim de manter banco de sangue da Fundação Kantha Bopha que observa as diretrizes da OMS." Fonte http://www.visit-mekong.com/cambodia/siem-reap/beat-richner-cello-concert.htm

Depois do concerto um jantarzinho e depois festa

Baladinha super recomendada em pub street, Angkor What? Nos divertimos muito, dançamos até a madrugada!!!!

Dia 6 - meu último dia nessa cidade maravilhosa, Inez e Simon foram passear pelos templos de Roulos e eu optei por ficar no hotel dormir até mais tarde, depois o staff do hotel me recomendou um local para massagem, o que foi perfeito, US$22 por duas horas de full body massagem.

Depois um almoço delicioso, e um pouco mais de descanso no hotel, enquanto espera por Simon e Inez.

Depois que ambos voltaram, fui passear pelo old market com o Simon e Inez para comprarmos souvenirs

Vai um lanchinho aí???

Reservei com o hotel um jantar com direito a espetáculo folclórico. US$ 12 por pessoa para o buffet de comida Khmer, uma delicia.

O folclore é muito bonito, as musicas são muito boas de se escutar

Apsara Dance

Última noite, neste lugar maravilhoso... Siem Reap eu volto pra te visitar novamente!!!!

Dia 7- Sai do hotel cedinho, para pegar o ônibus com destino a Phnom Penh, viagem longa, porém dormi quase que todo o trajeto. Chegando a capital, o tuk-tuk do hostel foi me buscar, fiz o check in e ele me levou para um city tour.

Andando de tuk-tuk por Phnom Penh

Phnom Penh Royal Palace

Local que abriga vários edifícios, a residência oficial do Rei Sihamoni incluindo o Pagoda de Prata (Silver Pagoda), e do Museu Nacional (embora a entrada é independente), além de várias stupas, templos e jardins são, o local é um paraíso de paz na cidade caótica. Foi construído em 1866, e seu nome completo na língua Khmer é Preah Barom Vaeng Reachea Chaktomuk.

Dentro do complexo existe também o Pagode prata (Silver Pagoda), o teto do qual é feita com 5 toneladas de prata brilhante, na forma de "peças". No interior são também impressionantes Cristal Buda sentado em cima de um pedestal, idêntico ao Thai Buda de Esmeralda .

Outro Buda mais em ouro maciço, pesando mais de 90 kg e é adornado com 2.086 diamantes, o maior deles é de quase 25 quilates.  Infelizmente não se pode tirar foto dentro dos edifícios.

Lembre-se de vestir-se adequadamente, calças compridas e camiseta, caso contrário precisará comprar ou alugar roupas na entrada do complexo de templos.

Por toda a volta as paredes são pintadas com gravuras e cores belíssimas

Local lindo, jardins maravilhosos

Monumento no centro da capital

No tuk-tuk a caminho do Killing Fields, cidade altamente empoeirada, quente, o motorista do tuk-tuk parou e comprou uma máscara para mim. Ahhh detalhe ele não falava inglês hehehe, mas conseguimos nos entender. O caminho para o Killing Fields é longo e passa pela zona industrial, fiz o trajeto sozinha e no fim da tarde, não recomendo que façam como eu, pois pela primeira vez senti medo ao viajar sozinha. Pois é um local caótico, com muita gente, o trânsito insuportávelmente cheio, gente passando ao seu lado e te encarando o tempo todo, em um certo ponto já não tirava mais fotos e ficava só observando aquele povo judiado... um cena marcante que jamais irei esquecer!

Killing Fields

O passeio mais triste que já fiz, chorei muito depois dessa visita, e ao relembrar dela neste momento, meus olhos se enchem de lágrimas...

Apesar de ser um local que conta uma história recente e trágica, precisa ser visitado. É um absurdo pensar que um governando foi capaz de matar milhares de pessoas do seu próprio povo. Adultos com mais de 30 anos, presenciaram e vivenciaram o terror do Khmer Vermelho.

Os presos eram torturados por meses até morrerem ou pela violência ou pela fome. Deve ser feito áudio tour, onde a história é contada por pessoas que passaram por tudo isso, que perderam entes queridos, a história é contada no idioma local e traduzida simultaneamente. Ao ouvir aquelas palavras em um idioma ao qual não entendo nada, conseguia sentir o sofrimento, a dor da perda....

Apesar de ser um passeio comovente, é imperdível... gostei muito de poder estar próxima desta história.

E para encerrar esta viagem maravilhosa, uma cervejinha no hostel antes de dormir,e acordar cedo para pegar o avião e retornar para Cingapura.

Dicas

Visitem o site http://www.minube.pt/viagens/camboja têm muita informação sobre este país maravilhoso.

Motorista do tuk tuk, ótimo inglês, uma pessoa de confiança, e conhece muito bem Siem Reap.
Contato   Tom 8550888716997  - 10USD por dia e por pessoa para o dia todo

Motorista do carro:  Ótimo inglês  uma pessoa de confiança e conhece muito bem Siem Reap, também vai buscar os passageiros no aeroporto na capital e trás até Siem Reap.

Contato: Khen  85512623789 - Angkortaxiservice@gmail.com - 60USD  pelo dia todo para 3 pessoas

Guia turístico  muito profissional, é guia há muitos anos, têm ótimo inglês e conta tudo nos mínimos detalhes. Contato Veasna - veasna7254@yahoo.com  30USD pelo dia todo

Motorista de tuk tuk recomendado por uma amiga

Contato Pros Ravuth +8559748518555 or 0974518555

Hotel em Siem Reap, ótima localização, staff muito atencioso, mas um pouco caro e o quarto cheirava a mofo, Villa Médamrei - 855 063763636 - villamedamrei@gmail.com - www.villamedamrei.com Não sei exato o preço da diária, pois foi presente do Simon e da Inez

Hostel em Phnom Penh: Me Mates Place, ótima localização, o staff não fala muito inglês, mas são muito receptivos, paguei US$18 por um quarto privativo com banheiro. www. hihostels.com

Empresa de ônibus Mekong Express Limousine Bus, address number 2020 National Road 5, Sk, Toul Zang Ke, Khain.Russey Kao - pp@catmekongexpress.com - 85523427518

Todos os meus vídeos do Camboja podem ser vistos no meu canal do YouTube no link:

Antes de ir ao Cambodia, certifique-se que não é época de chuvas ou de seca. Recomendo ir em Dezembro, como eu fiz, uma das melhores épocas do ano para visitação.

"Cambodia é um país que precisa ser visitado pelo menos uma vez na vida!!!"

Postagens mais visitadas deste blog